Nessa segunda-feira (9/1), o atacante galês Gareth Bale anunciou sua aposentadoria dos gramados. No entanto, mesmo sendo considerado o maior jogador da história de seu país, a carreira do atleta é cercada por altos e baixos.
O primeiro clube da carreira do atacante foi o Southampton, da Inglaterra. Tendo estreado em 2006, Bale ficou no clube até 2007, onde atuou em 45 jogos, contribuindo com cinco gols e 12 assistências.
Ainda em 2007, o galês chegou ao Tottenham por cinco milhões de libras e deixou seu nome marcado no clube londrino no período em que atuou pelo Spurs. Além da conquista da Copa da Liga Inglesa (2007/08), foram 72 tentos anotados e 58 passes a gol.
Com a passagem bombástica pelo Tottenham, o Real Madrid contratou o galês por aproximadamente 101 milhões de euros (cerca de R$ 314 milhões na época). E foi no clube Merengue que Bale conquistou 16 dos 19 títulos que tem na carreira.
Além dos 106 gols e 67 assistências em 258 partidas, Bale formou o incrível trio BBC, composto por ele, Benzema e Cristiano Ronaldo, tratado por muito como o maior trio de ataque da história do futebol.
Após deixar o Madrid, o jogador se transferiu para o Los Angeles FC, clube da MLS, onde marcou apenas três gols em 14 partidas. Mesmo tendo marcado poucos gols, o jogador foi decisivo na grande final, onde anotou um dos tentos, garantindo o título da Liga Americana para o Los Angeles.
Pela seleção, Bale é o detentor do título de maior artilheiro da história do país com 40 bolas na rede em 111 jogos, e o principal responsável por levar a seleção a Eurocopa de 2020 e para a Copa do Mundo do Catar.
Polemicas
Mesmo com a carreira vitoriosa, o galês teve momentos polêmicos no Real Madrid. O mais marcante foi o episódio em que posou com uma bandeira em 2019, após a classificação de Gales para a Eurocopa, que dizia: “Gales. Golfe. Madrid. Nessa ordem”, provocando a torcida Merengue.
Além disso, os problemas físicos e lesões também começaram a afetar a vida do craque no clube espanhol. E foi alegando problemas físicos que o jogador se envolveu em mais uma polemica no começo de 2022.
Devido a problemas físicos, o atacante ficou de fora de um clássico contra o Barcelona, onde o rival venceu por 4 x 0 em pleno Santiago Bernabéu. No entanto, dias após não ir para o El Clássico sob a alegação de problemas físicos, Bale foi flagrado treinando normalmente com a delegação de sua seleção e constantemente era visto “dando prioridade” ao golfe, sua grande paixão.
Títulos da carreira
Champions (5x)
Campeonato Espanhol (3x)
Mundial de Clubes (3x)
Supercopa da Europa (2x)
Copa do Rei (1x)
Supercopa da Espanha (1x)
Copa da Liga Inglesa (1x)
Major League Soccer (1x)
The post Gareth Bale deu adeus ao futebol com uma carreira de altos e baixos first appeared on Metrópoles.