Vem aí! MAM comemora 75 anos e celebra obra de Arcangelo Ianelli

0
108

O ano de 2023 será de festa no Museu de Arte Moderna de São Paulo! A instituição comemora 75 anos de história e o Jardim de Esculturas, três décadas.

“A programação do primeiro semestre de 2023 do MAM São Paulo irá enfatizar os 75 anos do Museu”, diz Cauê Alves, curador-chefe do Museu. “O Jardim de Esculturas do MAM completa 30 anos, e esse espaço de relação direta com o Parque Ibirapuera será ativado com diversas propostas artísticas e educativas.”

Em fevereiro, o museu apresenta uma grande retrospectiva de Arcangelo Ianelli (1922-2009), que teve uma relação próxima ao MAM, com participação no 5º Panorama da Arte Brasileira e atuação, nos anos seguintes, no conselho e comitê artístico da instituição. Dialogando com a obra do artista, está prevista a mostra coletiva “Diálogos com cor e luz”, com trabalhos de nomes como Tomie Ohtake e Mira Schendel.

O museu recebe ainda projetos das artistas contemporâneas Ana Teixeira e Shirley Paes Leme, além de uma mostra coletiva que discute a relação entre arte e natureza.

Confira os detalhes da programação:

Arcangelo Ianelli 100 anos – o artista essencial

De fevereiro a maio
A programação do Museu se inicia com homenagem ao centenário do pintor, escultor, desenhista e ilustrador brasileiro Arcangelo Ianelli (1922-2009). Com curadoria de Denise Mattar, a exposição traz ao público um recorte essencial da obra de Ianelli, com trabalhos emblemáticos de sua trajetória, além de remontar parte de seu ateliê no espaço expositivo.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2


0

Diálogos com cor e luz

De março a de maio
Com obras do acervo do museu, a exposição traz trabalhos de artistas que foram contemporâneos de Arcangelo Ianelli (1922-2009), como Wega Nery, Manabu Mabe, Maria Leontina, Tomie Ohtake, Mira Schendel, Takashi Fukushima e Yolanda Mohali. A exposição irá tratar de questões como a busca da síntese, a sensibilidade cromática e os campos de vibração de luz que permeiam o trabalho desses artistas.

A biblioteca de Aracy do Amaral – referências e exposições

De março a julho
Em 2022, a crítica e curadora Aracy Amaral doou ao MAM mais de 700 publicações que faziam parte de sua biblioteca. O museu apresenta uma exposição inédita do conjunto construído por Aracy ao longo de sua vida, além de reunir e expor materiais de sua produção vinculada à instituição.

Shirley Paes Lemes

De março a maio
A Sala de Vidro receberá um trabalho da artista Shirley Paes Leme. Ao longo dos seus quarenta anos de carreira, a artista tem explorado diferentes suportes, como instalação, vídeo, desenho, escultura e gravura. Em trabalhos recentes, a literatura tem sido sua fonte de inspiração, transformando palavras em esculturas.

Ana Teixeira

De março a maio
O Projeto Parede, que ocupa o corredor do museu, receberá uma obra da artista Ana Teixeira. Os trabalhos de Ana partem de uma ação coletiva de troca com o outro e tem intensa relação com a literatura.

Elementar: fazer com

De junho a agosto
A mostra propõe uma reflexão sobre os elementos básicos que compõem o planeta: ar, terra, água e fogo. Com obras do acervo do museu, a proposta é discutir a relação entre arte e natureza, os impactos da ação humana sobre o planeta e as possibilidades de construirmos juntos um mundo melhor.

Museu de Arte Moderna: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Vila Mariana. Ter./dom.: 10h/17h30. Ingresso: R$ 25 (dom.: grátis). Site: mam.org.br.

The post Vem aí! MAM comemora 75 anos e celebra obra de Arcangelo Ianelli first appeared on Metrópoles.

Artigo anteriorBolsonaro vê Alexandre de Moraes fortalecido após invasões
Próximo artigoCreative essay crafting is actually a very good option to expose your crafting skills