Treinamentos do FBI [Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos] para emergências em escolas foram repassados a agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Um treinamento promovido pela Divisão de Operações Especiais (DOE) da corporação qualificou 80 homens para lidar com essas ocorrências.
O DOE recebeu esse treinamento do FBI em 2019 e, agora, repassou aos agentes da Polícia Civil.
“À época, foi voltado para os operadores da Divisão Especial. Só que, quando tomamos conhecimento da doutrina, percebemos que o direcionamento é muito mais aplicável ao policial convencional, do dia a dia”, diz o diretor-adjunto da DOE, agente Paulo Brandão.
Com quatro turmas e dividido em parte teórica e prática, o curso enfatizou os protocolos da atividade policial em ocorrências escolares, com a intervenção emergencial, ainda na parte do atendimento pré-hospitalar.
0
“É um treinamento para um momento casual; pode ser desde uma diligência, uma viatura passando ou até um pai policial civil que pode estar no local”, detalha Brandão. “Com o curso, eles terão o mínimo de condição para atuar dentro desse cenário mesmo com várias forças presentes no local.”