Anvisa autoriza USP a iniciar a produção de respirador emergencial

0
362
Anvisa autoriza USP a iniciar a produção de respirador emergencial
Serão produzidos mil equipamentos, em parceria com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). Crédito da foto: Divulgação / Gesp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Universidade de São Paulo (USP) a iniciar a produção do ventilador emergencial Inspire, desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli).

Dessa forma, a anuência excepcional para fabricação, comercialização e doação de equipamentos de suporte respiratório emergencial e transitório do tipo “ambu automatizado” foi concedida em ofício da agência do dia 13 de agosto.

O projeto começou em meados de março por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Poli. A equipe foi coordenada pelos professores Raúl Gonzalez Lima e Marcelo Knörich Zuffo. Teve, também, a participação de 200 pesquisadores de diversas unidades da USP e outras instituições.

Respirador aprovado

Em abril, o respirador foi aprovado nas etapas finais de testes. Elas foram realizadas com quatro pacientes do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Com a autorização, a equipe agora se prepara para iniciar a produção de mil ventiladores Inspire, em parceria com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), que serão doados para as cidades brasileiras em que a demanda esteja mais alta.

A definição dos critérios para a distribuição dos equipamentos está sendo feita em parceria com a Faculdade de Saúde Pública. (Da Redação, com informações do Governo do Estado de São Paulo)

 

O post Anvisa autoriza USP a iniciar a produção de respirador emergencial apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorFundação Seade mostra quanto população sorocabana envelhece
Próximo artigoPrefeitura de Sorocaba diz que hortifrútis de kit estão bons para consumo