Após o recorde de calor em Sorocaba nos últimos dias, as temperaturas devem ficar mais amenas no fim de semana na cidade. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os 38,3°C registrados na quarta (30) na cidade superaram o histórico de 17 de novembro de 1985, quando a máxima chegou aos 38,2°C. Já na quinta (1º) a máxima ficou em 37,9°C em Sorocaba. Ontem, a previsão de temperatura mais alta era de 39°C para a cidade.
Quem teve de sair de casa ontem e andar pelas ruas precisou usar sombrinha, chapéu, boné e muita água e sorvete para se refrescar. A Defesa Civil de Sorocaba afirma que as temperaturas na cidade encontram-se cerca de 10ºC acima dos registros de anos anteriores, sendo índices recordes para o município.
Segundo o meteorologista do Inmet, Marcelo Schneider, a onda de calor é causada pelo forte bloqueio atmosférico. “A primavera como um todo, passada esta onda de calor, deve ter temperaturas um pouco mais baixas que nos últimos anos, por causa do fenômeno La Ninã (já em curso), que faz com que as frentes frias se desloquem mais rapidamente e atinjam o Sudeste do Brasil”, destaca.
De acordo com o Inmet, as temperaturas máximas de quarta e quinta também superaram o recorde de 2014, quando ocorreu a última grande onda de calor no Estado. A máxima em Sorocaba chegou a 37,1°C em 17 de outubro daquele ano. Segundo o Inmet, a cidade ainda não superou a temperatura registrada em 26 de fevereiro de 1962, quando a máxima atingiu 38,6°C.
A previsão do Inmet para este fim de semana em Sorocaba é a diminuição do calor. Hoje (3) a máxima deve ficar em 27°C e a mínima em 19°C. Há possibilidade de chuva isolada, com rajadas de vento acima de 50 km/h. Amanhã (4) as temperaturas variam entre 16ºC e 29°C.
Porém, na segunda-feira (5), segundo o Inmet, o calor deverá voltar, com previsão de máxima para Sorocaba acima de 37°C. O sol predomina forte, mas há previsão de pancadas isoladas de chuva, com trovoadas no fim da tarde. “As frentes frias ainda estão no Sul do País, mas a partir da próxima semana, principalmente na quinta-feira (8), volta a ficar mais úmido e com temperaturas um pouco mais amenas”, afirma o meteorologista.
O tempo seco e a baixa umidade do ar exigem cuidados com a saúde. O ideal é tomar bastante água, sucos naturais e água de coco. E consumir alimentos frescos. Dias quentes podem provocar aumento de casos de alergia, crises de rinite, sinusite, bronquite, asma, entre outros. Deve-se evitar o sol, e sempre umidificar as vias aéreas, com soro fisiológico e, se necessário, inalação. (Ana Cláudia Martins)
O post Calor deve diminuir no fim de semana apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.