Igreja reduz elenco e faz teste de Covid para encenar Paixão de Cristo

0
315

Goiânia – Para conseguir realizar a encenação da Paixão de Cristo este ano, uma igreja de Goiânia teve que adotar vários cuidados relativos à prevenção de disseminação do novo coronavírus. O elenco foi reduzido drasticamente e os testes de Covid-19 foram feitos regularmente durante os ensaios e às vésperas da apresentação.

Além disso, nesta sexta-feira (2/4), foram adotados vários protocolos relacionados com elenco, organizadores e com o público reduzido que compareceu à peça, na Paróquia Nossa Senhora de Assunção, na região norte da capital. Para dar maior visibilidade ao evento, que presencialmente era acompanhado por milhares de pessoas, houve transmissão pela internet.

A via-crúcis da paróquia é uma das mais famosas de Goiânia. Além da bela montagem da peça, o interesse popular tem muito a ver com a figura do pároco Marcos Rogério. Ele está à frente da comunidade há vários anos e, em momentos normais, atrai fiéis de toda a capital e até de outras cidades.


0

Redução

A encenação normalmente contava com um número em torno de 300 figurantes, isso sem contar a equipe de apoio. De cara, a pandemia fez com que o elenco fosse reduzido de maneira drástica. Este ano, um número em torno de 30 atores participaram da apresentação, que foca principalmente nos momentos que antecedem a paixão e morte de Cristo.

O uso de efeitos especiais compensou de maneira significativa a ausência de figurantes. A maioria dos atores sem fala na encenação usaram máscaras o tempo todo, como é o caso dos soldados romanos. Além disso, eles tentaram manter a maior distância entre si, como forma de se prevenir. Vale reforçar que todos fizeram o teste de Covid-19 às vésperas.

Um público seleto pode acompanhar a celebração e encenação presencialmente. Também em relação às pessoas que foram ao local, houve um rígido controle. A temperatura foi aferida na entrada e frascos de álcool em gel podiam ser encontrados facilmente.

A celebração da Semana Santa na Paróquia está sendo feita em formato misto. Parte da programação vem sendo transmitida pelas redes sociais, assim como o evento da noite desta sexta. Via de regra, as paróquias da Arquidiocese de Goiânia têm mesclado suas atividades entre público presencial limitado e transmissões on-line.

Regras

De acordo com o último decreto da Prefeitura de Goiânia que trata de regras para conter a disseminação da Covid-19, existem critérios a serem seguidos pelas igrejas e templos religiosos. Elas foram autorizadas a reabrirem junto com outras atividades consideradas não essenciais.

As principais determinações para as atividades religiosas são lotação máxima de 30% de sua capacidade de pessoas sentadas e intervalo mínimo de 3 horas entre as missas, cultos e reuniões similares para realizar a limpeza e desinfecção das superfícies dos ambientes.

Estado afora, as paróquias têm se desdobrado para fazer chegar aos católicos as celebrações de um dos períodos mais importantes para os cristãos. A Semana Santa na cidade de Goiás, por exemplo, está apostando este ano na transmissão on-line. Isso aconteceu até com a famosa Procissão do Fogaréu.

O post Igreja reduz elenco e faz teste de Covid para encenar Paixão de Cristo apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorApós colisão, carro com cinco pessoas capota em rodovia do DF
Próximo artigoHoróscopo 2021: confira a previsão de hoje (03/04) para seu signo