“Dissonâncias do Progresso”: evento traz filósofos da França à capital

    0
    291
    Divulgação

    Quem tem interesse em saber o que é produzido na filosofia atualmente vai gostar do ciclo de conferências “Mutações”. Sob o nome de “Dissonâncias do Progresso”, diversos filósofos franceses e brasileiros vão se reunir na Embaixada da França nesta segunda-feira (16/10), às 19h.

    O objetivo do encontro é debater o termo “progresso”, tão em voga na atualidade. Para alguns teóricos, trata-se de apenas uma palavra que não passa de um slogan, um clichê, um mito ou, no máximo, uma crença.

    O tema será debatido pelos filósofos Pedro Duarte, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC -Rio), Guilherme Wisnik, da Universidade de São Paulo (USP), Céline Spector, da Universidade Sorbonne de Paris (França, foto em destaque) e Charles Girard, da Universidade Lyon 3 (França).

    Na conversa, eles vão questionar o estatuto de “conceito” universal, em que o “progresso” procura refúgio em outras palavras na busca de legitimidade, e, assim, passar de termo relativo a sentido absoluto: progresso e democracia, progresso e liberdade, progresso e desenvolvimento.

    “Dissonâncias do Progresso”
    Segunda (16/10), às 19h, no Espaço Le Corbusier da Embaixada da França (SES, Avenida das nações, lote 4, quadra 801). Entrada franca. Classificação indicativa livre

    Artigo anteriorJukebox Sentimental. “As You Were” marca retorno de Liam Gallagher
    Próximo artigoAsa Sul e Samambaia estão entre as cidades afetadas pelo racionamento