HBO Max aposta em esportes e lançamentos para crescer no mercado

0
342

O mercado de streaming no Brasil e no mundo está cada vez mais aquecido. Em meio a uma verdadeira revolução na indústria do entretenimento, diversos players disputam a preferência do público (e dos investidores). Ainda líder do mercado, a Netflix têm visto um concorrente crescer rapidamente: a HBO Max.

O desempenho do serviço de streaming da WarnerMedia tem chamado atenção do mercado. Lançado (internacionalmente) em maio de 2020, a HBO Max terminou 2021 com 73,8 milhões de assinantes globais. O número preciso de usuários brasileiros não é fornecido pela empresa, porém, consultorias são capazes de estimar o crescimento da plataforma.

A HBO Max começou a operar no Brasil em 29 de junho de 2021 e, em menos de um ano, já acumula 10% dos usuários de streaming do país – segundo dados da consultoria JustWatch. Em comparação, Netflix e Amazon Prime Video, que operam há muito mais tempo, acumulam 31% e 22% do mercado.

Os motivos para o crescimento da HBO Max passam por diversas razões. Uma delas é o conteúdo, que traz a marca do canal HBO e do estúdio Warner Bros. Em 2021, o serviço acumulou 130 indicações ao Emmy, principal premiação da TV mundial.

Zendaya em Euphoria, da HBO
Euphoria, sucesso da HBO, é protagonizada por Zendaya

Para o jornalista Tiago Romariz, especialista no mercado de streaming, a qualidade dos produtos da HBO Max é um fator importante para justificar o crescimento do canal. Porém, ele aponta que o desafio, após a implementação, é manter a base de usuários.

“A assinatura da HBO, na época de Game of Thrones, sofria com uma oscilação [ao fim da série, os usuários abandovam o canal]. Agora, tem que ver como será esse comportamento no streaming. Eles têm apostado em uma estratégia inteligente, que mistura uma janela menor dos filmes no cinema (30 dias nos EUA e 45, no BRasil) e séries de apelo”, analisa.

No mercado nacional, o HBO Max também tem apostado nos eventos esportivos. Além da Liga dos Campeões da Europa, o canal, em 2022, transmite jogos do Campeonato Paulista – o Amazon Prime Video, por exemplo, exibirá a Copa do Brasil de 2022.

“Para um streaming crescer, atualmente, é preciso produtos novos. Além das séries e filmes, explorar uma vertente inédita, como o esporte, é uma boa forma de agregar produtos”, pontua Romariz.

Lançamentos

A HBO Max terá, ainda em 2022, o lançamento de House of the Dragon, spin-off de Game of Thrones. A série promete ser um dos grandes atrativos do serviço.

House of the Dragon
House of the Dragon

Além disso, o catálogo ainda terá novidades, como o spin-off de Batman, uma série sobre o vilão Pinguin.

O post HBO Max aposta em esportes e lançamentos para crescer no mercado apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorCleo volta às telonas com Me Tira da Mira, ao lado de Fiuk e Fábio Jr.
Próximo artigoJovem desaparecido há 10 dias é encontrado morto dentro de cisterna