Para celebrar o Dia Mundial da Voz, comemorado neste domingo (16/4), o Metrópoles procurou saber quais artistas possuem as maiores vozes do Brasil. Para isso, contou com a ajuda da musicoterapeuta, produtora musical, cantora, multi-instrumentista e professora de voz Fernanda Cabral.
Confira agora quem está no top maiores vozes brasileiras:
Monica Salmaso
Para Fernanda Cabral, Monica Salmaso carrega uma voz que é quase “um instrumento de sopro”, o que lhe concede uma das vozes mais interessantes da nova MPB.
Ney Matogrosso
O cantor, que nasceu em Mato Grosso do Sul, respira música. Segundo a professora, com “autenticidade, elegância, profundidade e leveza”, Ney Matogrosso consegue se entregar a cada nota.
0
Renato Braz
Renato Braz é um percussionista que possui muita afinação. “Sua grande voz, corpo e requinte, envolve o ouvinte na delicadeza e verdade que revela, não só como intérprete, mas como um grande cantautor”, julga a compositora Fernanda.
Chico César
Para Cabral, Chico César é a voz da poesia, pois brinca e se refaz a cada momento: “Ele carrega em seu timbre toda a nossa matriz africana e indígena. É a voz da luta, mas também de compaixão e entrega. Envolve o ouvinte em um manto de compaixão a cada novo compasso”.
Rosa Passos
A cantora, violonista e compositora Rosa Passos integra a lista devido à sua voz que traz a força da herança feminina. Segundo Fernanda Cabral, a artista é dotada de uma articulação rítmica única.
Fernanda Cabral também é musicoterapeuta e atriz formada e mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Centro Universitário IESB. Tem dois discos totalmente autorais publicados no Brasil e na Espanha: Praianos (2011) e Tatuagem Zen (2020), recebendo com este último trabalho o Prêmio Profissionais da Música (PPM) de 2022, na categoria de Melhor Produtora Musical do Centro-Oeste.
The post Dia Mundial da Voz: saiba quais são as maiores vozes do Brasil first appeared on Metrópoles.