A cirurgia do papa Francisco, nesta quarta-feira (7/6), durou três horas e terminou “sem complicações”, de acordo com informações do Vaticano. O pontífice foi internado para um procedimento cirúrgico de urgência no intestino, realizado no Hospital Gemelli, em Roma.
“A cirurgia do papa Francisco terminou: realizou-se sem complicações e durou três horas”, informou o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
De acordo com a nota do Vaticano, o líder religioso, de 86 anos, precisou fazer a operação para reparar uma hérnia sobre cicatriz, geralmente resultante de uma cirurgia anterior. O quadro também pode ser causado por obesidade, velhice ou fraqueza muscular.
Apesar do procedimento ser considerado de baixa complexidade, a idade avançada do pontífice inspira cuidados. Francisco deve ficar internado vários dias, para garantir um bem-sucedido pós-operatório.
Preocupação com saúde do papa
A decisão pela cirurgia veio após uma nova bateria de exames médicos feitos na terça-feira (6/6), dois meses após Francisco passar quatro dias internado por causa de uma infecção respiratória. No fim de maio, o pontífice argentino ficou afastado das atividades em razão de uma febre.
Ele chegou a dar entrada no Hospital Gemelli, em Roma, por volta das 10h40 no horário local (5h40 em Brasília), mas saiu cerca de 1h20 depois.
Antes, em julho de 2021, Francisco passou 10 dias no hospital após passar por uma cirurgia no cólon, para retirar parte do intestino em função de uma diverticulite. No início deste ano, ele disse que a condição havia retornado e estava resultando em ganho de peso, mas frisou que o quadro não era motivo de grande preocupação. A cirurgia anunciada nesta quarta-feira (7/6) pode ter ligação com essa situação.
Francisco também tem uma osteoartrite, que afeta um ligamento do joelho direito. Desde maio de 2022, ele passou a se locomover com uma bengala ou auxílio de uma cadeira de rodas devido a uma intensa dor no membro.
The post Papa Francisco: cirurgia de três horas termina “sem complicações” first appeared on Metrópoles.