Brasília Sofre com Clima de Deserto: Umidade Cai para 7%

0
111

A estação meteorológica de Ponte Alta, no Gama, chegou a registrar umidade mínima do ar de 7% na tarde desta terça-feira (3/9)

A estação meteorológica de Ponte Alta, no Gama, chegou a registrar umidade mínima do ar de 7% na tarde desta terça-feira (3/9). O valor representa o dia mais seco da história no Distrito Federal.

Nessa segunda-feira (2/9), o DF chegou a 9% de umidade relativa do ar. Antes disso, a última vez que a taxa chegou a 9% no DF foi em 3 de setembro de 2022, enquanto o recorde histórico é de 4 de setembro de 2019, quando o indicador caiu a 8%. Os dois registros foram verificados no Gama.

Mais cedo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta vermelho, de grande perigo – o mais alto em uma escala de três níveis –, devido à baixa umidade relativa do ar no Distrito Federal. O aviso significa que o índice pode ficar abaixo dos 12% à tarde, no turno mais quente do dia.

O período mais crítico desta terça-feira (3/9) ocorreu das 13h às 16h. Com o anoitecer, a tendência é de aumento da umidade relativa do ar.

Além disso, o alerta vermelho indica haver grande risco para ocorrências de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças respiratórias ou dores de cabeça. Goiânia (GO) e Luziânia (GO) também registraram 7% de umidade.

Possíveis chuvas

De acordo com a meteorologista Daniele Ferreira, existe um pequeno sinal de chuva após o dia 15 de setembro, mas o indicativo é muito baixo. Sendo assim, há pouquíssimas chances de que chova no DF neste período.

A profissional relata que a seca começa a ter fim na segunda metade de outubro. Em novembro, a previsão é de que o período de chuvas passe a se estabilizar, com umidade e índices pluviométricos maiores.

Calor extremo

Até o fim do dia, outros dois alertas valem para o Distrito Federal: o laranja, de perigo, devido ao risco de incêndios em vegetação e da ocorrência de problemas de saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz; além do amarelo, de perigo potencial e o mais baixo da escala, pelo fato de a umidade relativa do ar ficar entre 20% e 30%.

  • Beba bastante líquido;
  • Use hidratante na pele e umidifique o ambiente;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Diminua o consumo de bebidas diuréticas (café e álcool);
  • Atividades físicas podem ser nocivas em dias de tempo seco;
  • Para mais informações ou em caso de acidentes, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros (193).
Artigo anteriorColuna Recordar é Viver Setembro Chegou
Próximo artigoPrazo de renovação do licenciamento de carros para 2024 será de setembro a dezembro