Lisboa (Portugal) – A visita do governador Ibaneis Rocha (MDB) a Portugal para participar do Fórum Jurídico de Lisboa também serviu como palco de captação de investimentos para Brasília. Na manhã desta terça-feira (23/04/2019), o chefe do Executivo local se reuniu com integrantes da TAP Air Portugal a fim de negociar a exportação de ouro a partir de Brasília.
De acordo com Ibaneis, a expectativa é de que 80% do ouro brasileiro seja enviada ao exterior por meio da capital federal. Hoje, essa logística ocorre pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com a produção de mineradoras do Mato Grosso, Minas Gerais e do Pará. “A negociação traz um novo mercado para o DF. Brasília tem uma característica muito importante, que é a questão da logística. Nossa cidade está no centro do Brasil”, disse Ibaneis em Lisboa. Um representante do mercado, contudo, vê o anúncio com ressalvas.
“Querer tornar Brasília um hub de ouro é uma coisa, mas é preciso resolver uma série de problemas operacionais. Brasília não tem os produtos químicos, não é consumidora de ouro. Precisamos entender o plano de negócios do governador. Esse percentual mencionado significa 80 toneladas de ouro. Não tinha notícia dessas negociações. Não chegou nada no núcleo que trabalha com a compra de ouro através de instituições financeiras”, afirmou Mario Rodrigues, executivo do setor joalheiro e associado ao Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).