
A Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secult-DF) vai lançar, nesta sexta-feira (26/5), o edital do Brasília Cênica. O projeto oferece R$ 1 milhão a propostas de espaços culturais independentes da capital que tenham como objetivo criar público em áreas como teatro, performance e cinema.
“Queremos que esses espaços se tornem sustentáveis e possam garantir a manutenção e a existência deles mesmos”, explica Guilherme Reis, secretário de Cultura do DF. Assim, o edital também abre espaço para projetos educacionais ligados às áreas da cultura. As inscrições devem ser feitas entre esta sexta (26) e 26 de julho.
Serão aceitos, no total, 10 projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSC), sendo cada um deles no valor máximo de R$ 100 mil. Cada OSC pode apresentar até três propostas, desde que ocorram em espaços cênicos diferentes.
As propostas vencedoras deverão realizar suas atividades de julho a novembro deste ano. A duração mínima é de 10 semanas, sem que seja obrigatória a elaboração de atividades durante os fins de semana.
Esses projetos também deverão apontar pelo menos seis oficinas de, no mínimo, 20 horas/aula. A expectativa é que as propostas alcancem, ao todo, 36 mil pessoas.
A Secretaria de Cultura também vai realizar oficinas de inscrição para o Brasília Cênica. Os encontros estão marcados para ocorrer no dia 3 de junho, às 15h, e no dia 19 de junho, às 19h, na Sala Pompeu de Sousa da Secult (subsolo do Teatro Nacional).