O rodízio no abastecimento de água segue em sua terceira semana em Sorocaba nesta terça-feira (19), dessa vez com a interrupção durando dez horas. Segundo o cronograma do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), 77 bairros ficarão sem água a partir das 17h.
A normalização, neste novo ciclo, é prevista para as 3h desta terça-feira (19), diferente das duas primeiras semanas, quando o retorno no abastecimento acontecia somente às 6h.
De acordo com o cronograma elaborado pela equipe técnica da autarquia, 23 bairros da zona leste, 12 bairros na zona oeste, 41 na zona norte e 1 da zona industrial ficarão com as torneiras secas no final da tarde desta terça-feira.
A decisão por prosseguir com o rodízio no abastecimento, iniciado em 6 de novembro, foi anunciado pelo Saae no último sábado, após avaliação dos mananciais que abastecem a cidade. De acordo com o diretor-geral da autarquia, Mauri Pongitor, um dos fatores que mais pesaram para a decisão da continuidade do rodízio foram as previsões de chuvas para a cidade.
“Temos muito pouca chuva programada para a semana, praticamente nada, situação que aliada às temperaturas elevadas previstas e o feriado no meio da semana, que historicamente reflete em aumento no consumo, não permitiu a segurança mínima necessária para suspendermos o rodízio neste momento”, disse.
De acordo com os pluviômetros da autarquia, houve os seguintes números nos últimos dias no que diz respeito a chuvas: quinta-feira (14) foram registrados 9 milímetros (mm) na região da Estação de Tratamento de Água do Cerrado e 18mm no sistema das represas do Ferraz/Castelinho, no Éden; na sexta-feira (15) não foi registrada chuva na ETA Cerrado, enquanto na do Éden chegou a 35,6mm.
Para hoje, segundo o Climatempo, estão previstos apenas chuviscos durante a tarde, com temperaturas entre 16ºC e 28ºC. Amanhã e quinta-feira a cidade deve registrar pancadas de chuva e os termômetros também marcarão no máximo 28ºC. Na sexta-feira deve ter apenas chuviscos em Sorocaba, com temperaturas até 32ºC.
Represas se recuperam gradativamente
Quanto aos níveis dos mananciais nos quais o Saae capta água bruta para tratamento, o comportamento é de recuperação gradativa. A represa de Ipaneminha, que pertence ao sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, começou com 2% no início do rodízio, atingiu 23% e atualmente se encontra em 70% da sua capacidade total. O sistema Ferraz/Castelinho, que abastece a ETA do Éden, começou com 8%, chegou a 15% e no sábado estava em 25%. (Larissa Pessoa)
O post Hoje (19) são 77 bairros que ficarão sem água em Sorocaba apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.