Faltam quatro tipos de vacinas nas 32 UBSs de Sorocaba

0
347
Faltam quatro tipos de vacinas nas 32 UBSs de Sorocaba
Não há doses das vacinas Pentavalente, Tetraviral, DTP e dTpa, informou a SES. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (10/4/2019)

Está zerado o estoque de quatro vacinas: Pentavalente, Tetraviral, DTP e dTpa nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SES). As doses da vacina Tetraviral, por exemplo, estão em falta nas unidades desde fevereiro deste ano. A vacina faz parte do calendário básico do Sistema Único de Saúde (SUS) e protege contra catapora, além de sarampo, caxumba e rubéola. Ela é indicada para crianças e adolescentes com menos de 12 anos.

Na UBS da Vila Haro, por exemplo, na segunda-feira (18), um cartaz na recepção informava que a unidade não tem as vacinas DTP, dTpa e contra Hepatite B. Mas, a Prefeitura de Sorocaba nega que a vacina contra a Hepatite B esteja em falta. “Não há falta de vacina contra a Hepatite B na Sala Central de Vacinas”, divulgou por meio da SES.

Já em relação às doses das vacinas DTP e dTpa, que protegem contra difteria, tétano e coqueluche, a SES confirmou que estão em falta, assim como as doses de Pentavalente e Tetraviral.

Segundo o Ministério da Saúde, a DTP é indicada o primeiro reforço aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos de idade. Já a dTpa é a única vacina capaz de proteger mãe e bebê contra três doenças graves: difteria, tétano e coqueluche.

A Pentavalente, de acordo com o órgão, é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. Ela faz parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação e as crianças devem tomar três doses: aos 6 meses, aos 2 anos, e aos 4 anos.

Questionada, a SES divulgou que “sempre que o estoque fica reduzido, a Secretaria da Saúde de Sorocaba solicita ao Estado a reposição das doses”. “Até o momento não foi apontado a Sorocaba uma previsão para a entrega das doses. Vale ressaltar que as vacinas no Brasil são fornecidas pelo Ministério da Saúde aos Estados que, por sua vez, repassam aos municípios. A Prefeitura de Sorocaba mantém contato permanente com o Estado para sinalizar a falta das vacinas e verificar a possibilidade de remessa de novas doses”, disse.

A SES informou, ainda, que neste mês Sorocaba recebeu 3.600 doses de Pentavalente, mas não foi o suficiente, pois a cidade possui uma demanda reprimida devido ao atraso nos repasses. “O ideal seria que, neste mês de novembro, a SES recebesse aproximadamente 7.200 vacinas”, calculou.

A pasta disse também que as “doses da vacina Tetraviral não são enviadas ao município desde fevereiro”. “Não há envio da DTP desde abril e da dTpa desde o início deste mês”, apontou a Secretaria Municipal da Saúde. (Ana Claudia Martins)

O post Faltam quatro tipos de vacinas nas 32 UBSs de Sorocaba apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorPara Ricardinho, ‘nada está definido’ no campeonato
Próximo artigoPelo fim da violência contra as mulheres e pelo progresso da Nação