Ponte Costa e Silva está interditada devido a rompimento de manilha

    0
    300
    Ponte Costa e Silva interditada

    A Ponte Costa e Silva está interditada parcialmente desde as 10h quinta-feira (12/1) por causa do rompimento de uma manilha. A pista da direita no sentido L4-Plano Piloto está fechada ao trânsito de veículos, o que provoca congestionamento no local. Não há previsão do conserto da rede de esgoto e do asfalto.

    Segundo informações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a manilha foi rompida por conta das fortes chuvas que caíram na cidade. Superintendente de Manutenção da Caesb, Edgard Camargo alegou que a manilha não suportou a quantidade de água vinda das residências de Brasília. A tubulação rompida tinha 80cm de diâmetro. “Com a pressão da água, o cano que está ligado a uma caixa se rompeu”, explicou. A tal caixa tinha 6m de largura por 6m de comprimento. Com o estrago, ela afundou por 10m, causando a interdição da faixa. No entanto, não foi informada a idade da construção nem se ela vinha recebendo manutenção periódica.

    Histórico de problemas

    A Ponte Costa e Silva liga as quadras 11 do Lago Sul à via L4, na altura do shopping Pier 21. Inaugurada em 6 de fevereiro de 1976, ela é uma das quatro estruturas viárias sobre o Lago Paranoá. A extensão é de 400 metros, com três pistas de rolagem. Foi projetada em 1967 por Oscar Niemeyer, mas vários problemas obrigaram a adiar a obra, que ficou paralisada durante seis anos e foi retomada em 1973.

    Inicialmente, a ponte seria feita de concreto, mas como a ferragem havia sido deixada no interior do lago por vários anos, ela acabou sendo construída com estrutura metálica. Segundo a administração do Lago Sul, mais de 19 mil carros trafegam diariamente pela estrutura.

    Em 2009, um relatório do Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) apontou as nove construções que mais necessitavam de intervenções do DF. Entre elas as pontes Costa e Silva, das Garças e do Bragueto.

    Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/01/12/interna_cidadesdf,286066/ponte-costa-e-silva-esta-interditada-devido-a-rompimento-de-manilha.shtml

    Artigo anteriorReinado de Momo 2012
    Próximo artigoDesfiles carnavalescos do DF poderão voltar a acontecer no Plano Piloto