Mais segurança no período natalino

    0
    289

    GDF reforça policiamento nos locais de maior fluxo de pessoas. A operação conta com 3,6 mil homens e segue até 7 de janeiro

     

     

     

     

     

    Fim de ano é época de  décimo terceiro no bolso, de compras para o Natal, de aumento na movimentação das áreas comerciais do DF e também de maior incidência de assaltos e furtos. Para coibir essas ocorrências, o

    GDF deu início ao Plano de Intensificação Natalina (PIN), que segue até o dia 7 de janeiro de 2013.

    Até lá, as ruas do Distrito Federal vão contar com 600 policiais a mais, que se juntarão aos três mil do efetivo diário. Esse reforço foi possível graças ao remanejamento de folgas dos profissionais. Dessa forma, a escala dos militares sofrerá aumento na carga horária, sem custos extras para os cofres públicos. Durante 34 dias, os homens vão trabalhar dia sim, dia não. Uma parte atuará a pé, em duplas conhecidas como “Cosme e Damião”. O PIN também vai disponibilizar 303 novas viaturas, que estarão nas ruas, gradativamente, até meados deste mês.

    De acordo com o secretário de Segurança, Sandro Avelar, o plano é essencial para levar tranquilidade à populaçã

    o durante o período de festas no DF. “Fizemos levantamentos e mapeamentos dos chamados pontos quentes, que apresentam maior incidência de crimes contra o patrimônio, como assaltos e furtos ao comércio. Com o retorno das duplas de policiais fazendo o patrulhamento a pé, teremos como prevenir e reduzir boa parte dessas ocorrências”, garante Avelar.

    Estrategicamente, o número de policiais não será fixo nos mesmos locais e, assim como os lugares de atuação, será definido de acordo com um planejamento operacional estabelecido no dia anterior. Em geral, o período de maior intensificação será das 8h às 20h, quando o comércio de rua está em funcionamento.

    Entre as localidades atend

    idas pelo PIN estão a área central do Plano Piloto, nas proximidades da Rodoviária; as avenidas centrais do Núcleo Bandeirante e do Paranoá; o centro de cidades como Ceilândia e Taguatinga, e a QI 7 do Guará I.

    Saque Seguro – Outra iniciativa que integra o PIN é a Operação Saque Seguro. Até o dia 7 de janeiro, das 8h às 20h, serão distribuídos 200 mil panfletos informativos com dicas sobre a melhor forma de proceder durante a retirada de dinheiro nos caixas eletrônicos.

    O chefe da Comunicação So

    cial da Polícia Militar do DF, coronel Gilson Leal, alerta que, em razão dos descontos no pagamento à vista e em dinheiro oferecidos pelas lojas, os consumidores têm como hábito efetuar mais saques. “Os meliantes sabem disso e aproveitam para entrar nas lojas e furtar carteiras e bolsas dos mais distraídos e desavisados”, avisa o coronel

    .

    Artigo anteriorMuita confusão no SCS
    Próximo artigoAdministração instala placas de endereçamento no cruzeiro Novo.