Brasília joga junto

    0
    264

    Governo do Distrito Federal preparou uma grande festa popular para a abertura da Copa das Confederações na Esplanada dos Ministérios

    Asa de Águia

    O Governo do Distrito Federal organizou uma grande festa para que brasilienses e turistas possam aproveitar da melhor forma a abertura da Copa das Confederações. A Esplanada dos Ministérios será palco de uma festa popular, gratuita, com grandes nomes da música popular brasileira, para que os torcedores participem ativamente desse momento histórico para a cidade e bem próximos ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

    “A capital do Brasil e de todos os brasileiros tem a honra de representar o país na abertura da Copa das Confederações. Essa festa vai possibilitar uma grande participação do povo do DF e dos turistas. Tenho certeza de que vamos fazer a maior e melhor abertura da história da Copa das Confederações”, destacou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

    A programação vai das 13h às 23h do dia 15 de junho, com atrações locais e nacionais. A escolha das atrações foi feita especialmente para agradar tanto ao público local e de turistas, quanto à população que quiser vir para a área central da cidade. Serão instalados 9 telões de alta resolução para a exibição do jogo entre Brasil x Japão, além de uma megaestrutura de segurança e alimentação.

    O secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro, confia na civilidade do brasiliense para garantir a tranquilidade da festa. “Assim como ocorreu nos jogos-teste do estádio, teremos um show sem ocorrências. Brasília se preparou, e agora estamos prontos para mostrar que temos capacidade para receber grandes eventos”, afirmou Monteiro.

    Programação – O evento terá início com a apresentação de tambores japoneses. Logo após, às 14h, o cantor sertanejo Gusttavo Lima fará o aquecimento para a cerimônia de abertura, que será exibida ao vivo nos telões, a partir das 15h30. Após a partida de futebol, às 18h, as atenções se voltam novamente para a Esplanada, onde haverá a apresentação artística do grupo local Seu Estrelo e Fuá de Terreiro.

    Simultaneamente, sairá do Eixo Monumental, na altura da Torre de TV, o Cordão da Alegria, que conduzirá os torcedores na saída do jogo no estádio em direção à grande festa na Esplanada. Ele será composto de 2 trios elétricos que conduzirão a população para os festejos, com apresentações culturais e musicais dos artistas locais Obará, Ile Axe Oya Bagan, Mambembricante, Banda Imagem, Boi do Seu Teodoro e Pé de Cerrado.

    Às 19h, no palco principal, terá início o show do grupo carioca de samba Revelação. Será uma apresentação especial, com a gravação, ao vivo, do DVD da banda pelo canal Multishow. O encerramento da grande festa popular será com o show da banda baiana de axé Asa de Águia, às 21h. O encerramento está previsto para as 23h. “A festa vai unir duas paixões nacionais: o futebol e a música”, ressaltou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

    Estrutura – A megaestrutura, montada na Esplanada dos Ministérios, na área que corresponde do Congresso Nacional à Catedral Metropolitana, contará com 6 praças de alimentação e áreas cobertas de descanso e 480 banheiros químicos (incluindo para pessoas com necessidades especiais).

    O governador convidou toda a população para prestigiar o evento. “O público pode vir aproveitar a festa, que terá segurança e conforto garantidos. Os torcedores poderão assistir ao jogo de forma privilegiada, solidária e coletiva. Essa será uma amostra do que vamos fazer na Copa do Mundo”, revelou o governador.

    Segurança – O público pode ir com tranquilidade para aproveitar o evento. Aproximadamente 1,5 mil policiais cuidarão do espaço, que estará cercado e contará com revista do público nas entradas. Haverá ainda 5 torres de monitoramento da Polícia Militar e um Centro de Comando da PM, ao lado do palco. A área de serviços contará ainda com a presença de 10 ambulâncias do SAMU, além de atendimento infantil e 5 Centros de Atendimento ao Turista (CATs).

    Transporte e mobilidade – O governo incentiva a utilização do transporte público, especialmente por causa dos bloqueios nos acessos próximos ao Estádio Nacional. A Rodoviária do Plano Piloto estará funcionando normalmente, assim como o Metrô. Parte dos estacionamentos dos ministérios estará disponível. O acesso às vagas será pelas vias S2 e N2, além do Setor de Autarquias Sul.

    Fonte: Copa 2014

    Artigo anteriorBanda look brasília no programa Ler Mais Brasil – LMB
    Próximo artigoApenas uma manifestante vai à reunião com o secretário-geral da presidência