O GDF recebeu, na tarde desta quarta (19), integrantes do Movimento Passe Livre (MPL). Duas reivindicações foram apresentadas pelo movimento: o transporte 24 horas e a tarifa zero. A pauta é a mesma da manifestação marcada para as 16 horas.
Após escutar o movimento, a Secretaria de Governo se comprometeu a elaborar uma agenda propositiva para debater o assunto. Na próxima segunda (24) será realizada reunião inicial para sistematizar a participação do MPL neste processo.
Para o secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon, a proposta é que o GDF seja vanguarda na discussão sobre a tarifa zero. “Essa é uma política pública inovadora, que não existe em muitas cidades”, afirmou.
Em relação
ao funcionamento 24 horas, o secretário de Transportes, José Walter Wazquez, lembrou que os operadores que ganharam a licitação já deverão inicia-lo a partir da próxima semana. Contudo, a porcentagem de ônibus noturnos destinada a cada linha ainda não foi definida. Vazquez destacou ainda o avanço do sistema de transportes desde a intervenção realizada pelo GDF no setor no final de fevereiro.
Articulada pela Secretaria de Governo, a reunião também contou com as do coordenador de Articulação Intergovernamental da Secretaria de Governo; Reinaldo Gomes; e de Marco Antonio Campanella, diretor geral do DFTrans.