DF: Radares para pegar devedores

    0
    172

    par

    Um novo tipo de radar eletrônico, com funções mais eficientes para a fiscalização e monitoramento do trânsito, já está sendo instalado nas ruas de Brasília pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF). O diferencial dos equipamentos é a tecnologia OCR, que faz a leitura da placa dos veículos, permitindo a identificação daqueles que possuem qualquer dívida ou restrição, inclusive de roubo e furto. Além disso, os aparelhos monitoram avanço de sinal, registro de velocidade, parada sobre a faixa e contagem volumétrica. Outra vantagem dos novos equipamentos é que não é preciso cortar o asfalto para colocação, pois possuem tecnologia de leitura infravermelha…

    Ao todo, 139 radares começaram a ser instalados desde o início de setembro. A expectativa é que todos os equipamentos estejam em funcionamento até o fim deste mês, inclusive o Centro de Controle Operacional (CCO), que permite o monitoramento em tempo real. Apenas após a instalação da central, será possível monitorar o trânsito e detectar veículos roubados, furtados ou com restrições.

    A W3 Norte foi a primeira via a receber os novos aparelhos, que também serão instalados em várias regiões administrativas do DF. O DFTrans não soube informar quais as próximas cidades que serão beneficiadas com a instalação dos novos radares.

    Investimento

    Os equipamentos foram comprados pelo governo local para substituir os radares do antigo contrato instalados em cruzamentos das principais vias do DF. Ao todo, foram investidos R$ 18,7 milhões, incluindo a implantação do Centro de Controle Operacional.

    O novo contrato foi assinado entre o governo do GDF e a empresa SITRAN, por meio de pregão eletrônico no início do ano passado. Não há previsão para aquisição de novos aparelhos.

    Artigo anteriorGDF:14% das secretarias são extintas
    Próximo artigoProgramação do aniversario de 55 anos do Cruzeiro