
O Festival de Cannes, chegando em 2017 à 70ª edição, abre nesta quarta-feira (17/5) com vários destaques na seleção oficial e uma enorme polêmica com a Netflix. Kleber Mendonça Filho, que competiu pela Palma de Ouro 2016 com “Aquarius”, retorna ao evento como presidente da Semana da Crítica.
A disputa pela Palma de Ouro tem apenas um vencedor no páreo (o “bicampeão” Michael Haneke, que apresenta “Happy End”) e novos filmes de Sofia Coppola (“O Estranho que Nós Amamos”), Todd Haynes (“Sem Fôlego”) e Hong Sang-soo (“The Day After”), entre outros bons diretores.
Destaques do Festival de Cannes:
Kimberly French/Netflix/Divulgação
“Okja”, o novo filme de Bong Joon-ho: Tilda Swinton e Jake Gyllenhaal no elenco
Focus Features/Divulgação
Nicole Kidman estrela “O Estranho que Nós Amamos”: Sofia Coppola refilma longa de 1971, dirigido por Don Siegel e estrelado por Clint Eastwood
Reprodução/IMDb
“Le Redoutable” narra a paixão do cineasta Jean-Luc Godard pela atriz Anne Wiazemsky durante as filmagens de “A Chinesa” (1967). Direção de Michel Hazanavicius, vencedor do Oscar por “O Artista” (2011)
Reprodução/Mars Films/IMDb
“Based on a True Story”, novo de Roman Polanski, traz Emmanuelle Seigner e Eva Green no elenco. Passa fora de competição
Reprodução/IMDb
Haneke, duas vezes vencedor da Palma de Ouro, comenta a crise dos refugiados em “Happy End”: elenco com Isabelle Huppert e Toby Jones
Reprodução/IMDb
Conexões misteriosas permeiam “Sem Fôlego”, novo de Todd Haynes (“Carol”). Julianne Moore (foto) e Michelle Williams lideram o elenco
Reprodução/IMDb
O prolífico e inventivo sul-coreano Hong Sang-soo mostra dois filmes em Cannes: “The Day After” na competição e “Claire’s Camera”, nova parceria com a atriz Isabelle Huppert, nas sessões especiais
Reprodução/Cannes
O júri (da esquerda para a direita): Pedro Almodóvar (presidente), Chan-wook Park, Maren Ade, Agnès Jaoui, Will Smith, Paolo Sorrentino, Fan Bingbing, Jessica Chastain e Gabriel Yared
Netflix vs cinemas
Dois dos 18 longas que concorrem ao prêmio máximo provocaram controvérsia entre a direção do festival, o mercado exibidor de cinema na França e a Netflix. “Okja”, do sul-coreano Bong Joon-ho, e “The Meyerowitz Stories”, do americano Noah Baumbach, foram selecionados para a mostra principal, mas não vão estrear comercialmente no país que sedia Cannes.
A falta de distribuição no formato tradicional gerou a fúria do mercado de cinema e fez com que Cannes mudasse as regras. Depois de falsos rumores de que “Okja” e “Meyerowitz” seriam excluídos do certame, o festival anunciou que, a partir de 2018, os filmes selecionados precisarão ter lançamento garantido nos cinemas franceses.
Na França, as leis de distribuição de filmes impõem uma rigidez cronológica quanto à expansão para outros formatos, como o streaming. Lá, um longa só pode ser lançado em formatos digitais três anos após a data de lançamento nos cinemas. “Okja” estreia na Netflix já em 28 de junho, poucas semanas depois de passar em Cannes.
Suzanne Tenner/Showtime/Divulgação
Cannes deve exibir dois episódios da nova temporada de “Twin Peaks”
Reprodução/Showtime
David Lynch (à direita) já mostrou “Twin Peaks” em Cannes. Em 1992, concorreu à Palma com o filme “Os Últimos Dias de Laura Palmer”, que funciona como prelúdio da série
Reprodução/IMDb
Vencedora do Globo de Ouro há três anos, a série “Top of the Lake” retorna em 2017 para a segunda temporada. “China Girl” investiga o assassinato de uma jovem asiática na Austrália
Pascal Le Segretain/Getty Images
Jane Campion, codiretora de “Top of the Lake” com Gerard Lee, é a única cineasta mulher a vencer a Palma de Ouro: em 1993, por “O Piano”
Séries na croisette
Ao decidir mudar as regras de seleção para valorizar a experiência na sala de cinema, Cannes preferiu atender às demandas do circuito tradicional. Ao mesmo tempo, parte das comemorações da 70ª edição do festival passará por… exibições de séries de TV, algo inédito no evento.
Enquanto outros festivais importantes, como o de Berlin, Toronto e Veneza, já abriram as portas de seus cinemas para produções televisivas, Cannes só adere à telinha em 2017. Dois episódios do revival de “Twin Peaks”, programa criado por David Lynch e Mark Frost, e a nova temporada de “Top of the Lake”, intitulada “China Girl”, que a diretora Jane Campion divide com Gerard Lee, terão exibições de gala no evento.
Não por acaso, a “brecha” que Cannes encontrou para mostrar séries na telona foi pescar produções assinadas por vencedores da Palma de Ouro e assíduos do festival: Lynch concorreu quatro vezes e venceu por “Coração Selvagem” (1990) e Jane Campion, única mulher a ganhar o troféu máximo do festival, disputou em três oportunidades e faturou o troféu por “O Piano” (1993).