Rapper Prodigy, do Mobb Deep, morre aos 42 anos

    0
    355
    Michael Loccisano/Getty Images for HBO

    Prodigy, rapper membro da banda Mobb Deep ao lado de Havoc, morreu nesta terça (20/6), aos 42 anos. Segundo nota do agente de Albert Johnson, nome real do artista, o nova-iorquino estava hospitalizado há alguns dias em Las Vegas.

    Ele passou mal após um show por causa de uma crise de anemia falciforme, doença contra a qual ele lutava desde que nasceu. O comunicado, porém, não confirma a causa exata da morte de Prodigy.

    googletag.cmd.push(function() {
    googletag.defineSlot(‘/123935210/PUB_CAT_PAI-300×250-G-2’, [[300, 250] , [336 , 280]], ‘PUB_CAT_PAI-300×250-G-2’).addService(googletag.pubads());
    googletag.pubads().enableSingleRequest();
    googletag.enableServices();
    });

     

    Carreira
    Nascido em Nova York, Prodigy formou ao lado de Havoc (Kejuan Muchita) um dos grupos de rap mais respeitados e cultuados dos anos 1990. Criado em 1992, o Mobb Depp nasceu das crônicas urbanas em torno da difícil e violenta vida urbana em NY, sobretudo no bairro do Queens, em que os dois músicos foram criados.

    O Mobb Depp estreou com o disco “Juvenile Hell” (1993). Nos álbuns seguintes, os cultuados “The Infamous” (1995) e “Hell On Earth” (1996), o duo se cristalizou no rap da costa leste ao lado de nomes como Notorious B.I.G., Jay-Z, Wu-Tang Clan e Nas.

    Maior sucesso comercial do duo, “Murda Muzik” (1999) vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA. Havoc e Prodigy lançaram outros três álbuns antes de um breve hiato, anunciado em 2012 e provocado por desentendimentos.

    Antes da breve separação, Prodigy teve problemas com a lei. Em 2011, ele foi liberado de uma penitenciária de Nova York após cumprir três anos de prisão por posse ilegal de arma.

    A volta do duo se deu no nostálgico “The Infamous Mobb Deep” (2014), CD duplo que reúne faixas novas e músicas inéditas gravadas durante as sessões de “The Infamous”.

    Rivalidade Costa Leste x Costa Oeste
    Prodigy e Havoc também participaram ativamente da intensa (e mui midiatizada) rivalidade entre rappers das costa leste e oeste, região representada por Tupac Shakur, N.W.A. e Snoop Dogg, entre outros músicos.

    Quando um artista decidia tirar uma casquinha do coirmão, o outro lado também subia o tom. Snoop Dogg provocou em “New York, New York”. Mobb Deep respondeu com “L.A L.A”.

    Tupac também entrou na briga com “Hit ‘Em Up”, “When We Ride on Our Enemies” e outras faixas – nesta última, o rapper pegou pesado ao se referir à anemia sofrida por Prodigy. Como esperado, o Mobb Depp replicou com “Drop A Gem On’ Em”.

    Artigo anteriorMorador do Entorno do DF é condenado por terrorismo
    Próximo artigoDaniel Day-Lewis anuncia aposentadoria aos 60 anos

    Deixe uma resposta