
Diversos cartazes de divulgação da Greve Geral, que ocorreu na última sexta-feira (30/6), causaram um dano insperado à arte urbana da capital. Alguns papeis foram colados em cima de um grafite feito, em Brasília, pelos artistas paulistas Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como Os Gêmeos.
O desenho, feito em um dos viadutos do Setor Bancário Sul, representava um homem “pichando” a parede na qual foi desenhado. Com os cartazes, apenas as pernas do personagem ficaram de fora. “É triste, nenhum grafiteiro gosta que isso aconteça com sua arte”, diz Daniel Toys, um dos artistas urbanos da capital.
googletag.cmd.push(function() {
googletag.defineSlot(‘/123935210/PUB_CAT_PAI-300×250-G-1’, [[300, 250] , [336 , 280]], ‘PUB_CAT_PAI-300×250-G-1’).addService(googletag.pubads());
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.enableServices();
});



Publicidade
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘PUB_CAT_PAI-300×250-G-1’); });



Embora condene o ato, Daniel diz que isso é recorrente. “As pessoas não respeitam a arte urbana. Isso ocorre com frequência com nossos trabalhos”, afirma. O grafiteiro Hugo Williams, mais conhecido como Yong, também critica o desrespeito com a arte, mas lembra que a rua “é muito orgânica e mutável”.
Os Gêmeos são uns dos principais artistas urbanos do país e possuem reconhecimento internacional, com desenhos aplicados em ruas de diversos países da Europa e dos Estados Unidos. O desenho avariado foi realizado em 2010, quando os artistas estiveram em Brasília para prestigiar a abertura da exposição individual que fizeram no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).