Memorial dos Povos Indígenas irá exibir filme indicado ao Oscar

    0
    240
    Michael Melo/Metrópoles

    O Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental) oferecerá uma boa programação cultural nesta quinta-feira (17/8). A instituição irá exibir, às 18h, o filme em preto e branco “O Abraço da Serpente”, que foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e recebeu o Prêmio Ariel de melhor filme ibero-americano. A sessão será gratuita.

    A obra cinematográfica, dirigida por Ciro Guerra, acompanha a trajetória de Karamatake, o único sobrevivente de sua tribo. Na trama, que acontece em dois momentos (há um intervalo 40 anos entre eles), o indígena passa duas vezes pela mesma situação: ajudar dois homens brancos que buscam uma planta medicinal muito rara.

    googletag.cmd.push(function() {
    googletag.defineSlot(‘/123935210/PUB_CAT_PAI-300×250-G-1’, [[300, 250] , [336 , 280]], ‘PUB_CAT_PAI-300×250-G-1’).addService(googletag.pubads());
    googletag.pubads().enableSingleRequest();
    googletag.enableServices();
    });

    No mesmo dia e horário, Álvaro Tukano, atual diretor do Memorial, irá lançar o livro “O Mundo de Tukano Antes dos Brancos”. Nele, o autor descreve as bases míticas, históricas e geográficas da população indígena do Alto Rio Negro, entre a fronteira do Brasil com a Colômbia.

    Tanto o filme quanto o livro tratam da mitologia e dos rituais tradicionais de povos indígenas, além de refletirem sobre o diálogo entre brancos e povos nativos. Após a sessão, o ator Antônio Bolívar fará um debate sobre as questões indígenas.

    Artigo anterior7% dos acusados, que tiveram prisão preventiva relaxada, voltaram à prisão
    Próximo artigoRompimento de adutora e acidente levam caos ao trânsito na saída da EPVP