
“Mindhunter”, disponível na Netflix a partir desta sexta-feira (13/10), é quase um experimento — não à toa tem David Fincher (“Twin Peaks”, Zodiáco”) como produtor-executivo e diretor. A série mostra uma dupla de políciais em meio a uma pesquisa: entender mentes psicopatas.
Os agentes do FBI Holden Ford (Jonathan Groff) e Bill Tench (Holt McCallany) tentam entender como funciona o raciocínio de um psicopata. Eles acreditam que, ao compreender esse processo, serão capazes de criar um método de identificação de assassinos.
Vale ressaltar que esse tipo de estudo social não é incomum. No século 19, o cientista Cesare Lombrosos tentou discubrir padrões físicos característicos de criminosos. A experiência não deu tão certo assim.
O seriado da Netflix não vai tão longe. Os policiais passam a maior parte do tempo conversando com criminosos. E desses diálogos saem o melhor da série: relatos tensos sobre crimes.
Joe Penhall (A Estrada) criou a série. Fincher, Joshua Donen (Garota Exemplar, Rápida e Mortal), Charlize Theron (Girlboss, Hatfields & McCoys) e Cean Chaffin (Garota Exemplar, Clube da Luta) são os produtores executivos.