“Soco na Alma”: livro brasiliense inspirou “O Outro Lado do Paraíso”

    0
    266
    TV Globo/Divulgação

    As cenas de violência contra Clara (Bianca Bin) em “O Outro Lado do Paraíso” chamam atenção pela crueldade de Gael (Sérgio Guizé). Para escrevê-las, Walcyr Carrasco inspirou-se no livro “Soco na Alma” (R$ 30), das brasilienses Beatriz Schwab e Wilza Meireles, que traz relatos de mulheres vítimas de relacionamentos abusivos. A obra será relançada nesta quinta-feira (23/11), a partir das 18h, na Livraria Leitura do Pátio Brasil.

    DivulgaçãoBeatriz, autora do livro ao lado da psicóloga Wilza Meireles, é diretora-presidente do Instituto Chamaeleon, ONG localizada em Brasília e que presta ajuda a vítimas de violência doméstica. “Soco na Alma” reúne relatos reais e análises terapêuticas.

    A obra chegou às mãos do teledramaturgo quase por um acaso. “Um dos projetos do Chamaeleon, o Ler Cura, foi consagrado pelo Ministério da Cultura [MinC]. Recebemos o prêmio do Walcyr Carrasco. Ele pediu o livro porque estava escrevendo sobre o tema. Achei que não daria em nada”, revela Beatriz.

    A publicação tem linguagem acessível para atingir o maior número de mulheres possível. O objetivo é criar conscientização social.

    As fortes cenas exibidas na televisão estão causando muito incômodo em alguns telespectadores. Uma reformulação na trama da novela foi anunciada para não atrapalhar o ibope. O folhetim, atualmente, está com menos de 30% de audiência, índice considerado baixo para o horário.

    A rejeição já era uma reação esperada pela autora. “As pessoas não gostam de lidar com essa realidade. Quando eu digo que mulheres e crianças estão vulneráveis, se assustam. A violência doméstica acontece em todas as classes sociais. Não adianta botar um véu diante dos olhos”, alerta.

    Para Beatriz, a televisão é uma aliada no avanço das discussões. “Nós estamos muito felizes, tivemos um alcance muito maior entre as mulheres. Iqniciativas educativas sobre o tema são necessárias“.

    Lançamento 2ª edição do livro “Um Soco Na Alma”
    Nesta quinta-feira (23/11), das 18h às 21h, na Livraria Leitura do Patio Brasil

     

    Artigo anteriorJulia Simoura, de “Cúmplices de um Resgate”, faz show em Brasília
    Próximo artigoLuis Lobianco, do Porta dos Fundos, discute transfobia em “Gisberta”