O escritor Milton Hatoum lança, nesta sexta-feira (1º/12), o livro “A Noite da Espera” na Banca da Conceição (308 Sul). A obra faz parte da trilogia “O Lugar Mais Sombrio”, que conta a história de um grupo de jovens da capital entre os anos 1960 e 1970.
Trata-se do primeiro lançamento do escritor manauara desde 2008. No novo livro, a narrativa mescla o drama familiar com a história da ditadura militar para criar um romance de formação.
Sinopse do livro
Nos anos 1960, Martim, um jovem paulista, muda-se para Brasília com o pai após um complicado processo de divórcio. Na cidade recém-inaugurada, trava amizade com um variado grupo de adolescentes do qual fazem parte filhos de altos e médios funcionários da burocracia estatal, bem como moradores das cidades-satélites, espaço relegado aos verdadeiros pioneiros da capital federal.
As descobertas culturais e amorosas de Martim contrapõe-se a dor da separação da mãe, de quem passa longos períodos sem notícias. Na figura materna ausente, concentra-se a face sombria de sua juventude, perpassada pela violência dos anos de chumbo.