Após anunciar a retrospectiva de Tomie Ohtake, a Caixa Cultural de Brasília(Setor Bancário Sul) confirmou também que apresentará a mostra “Loucuras Anunciadas”, com obras raras de Francisco de Goya y Lucientes (1746-1828), a partir do dia 10 de janeiro.
Ao todo, serão apresentadas 20 gravuras feitas no período mais obscura do artista espanhol. A série “Disparates”, que é apresentada na mostra, traz gravuras com cenas sobre sexo, violência, visões e deboches de instituições políticas e religiosas.
As imagens fazem parte de uma edição póstuma feita pela Academia de Belas Artes de Madrid, capital da Espanha. A instituição adquiriu as pranchas com as imagens das gravuras em 1864 e conseguiu recriá-las no papel.
A exposição também contará com atividades interativas, em que o visitante poderão fazer selfies diante de gravuras em grande escalas. Além disso, as pessoas poderão vestir roupas e usar acessórios que remetam às obras de Goya.
“Ver-se entre os loucos é inusitado. Valorizar a liberdade de não estar “ensacado”. Afinal, no início da mostra, nos perguntamos: pode-se anunciar loucuras?”, questiona a curadora Mariza Bertoli. Goya é considerado até hoje um dos mais obscuros artistas da Europa.
“Loucuras Anunciadas”
Do dia 10 de janeiro até o dia 4 de março, nas Galerias Piccola I e II da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul, Quadra 4). Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca. Classificação indicativa: livre.





















