Deputado Agaciel Maia Inaugura o Núcleo de Atenção Psicossocial da Secretaria de Justiça

    0
    312

    O Líder de Governo na Câmara Legislativa, deputado Agaciel Maia, participou na manhã do dia  (16/01), da inauguração do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS) da Secretaria de Justiça e Cidadania.

    A equipe multiprofissional, formada pela coordenadora Andressa, a psicóloga Ludmila, a assistente social Ingrid e duas estudantes da Universidade de Brasília (UnB), Ester e Amanda, foram apresentadas, ao final do evento, pelo secretário de Justiça, Francisco da Silva.

    Durante o evento de inauguração do novo espaço, o Líder de governo lembrou que “é importante ter a visão global do problema enfrentado pelas autoridades e familiares com relação a dependência química”, disse em seu discurso, se referindo aos argumentos apresentados pela promotora de Justiça do Ministério Público (MPDFT), Carolina Rebelo Soares.

    Maia lembrou que tratar a dependência química é um trabalho difícil, mas importante para ajudar os jovens a se manterem longe das drogas e do álcool. “Na década de 80, iniciamos, na Gráfica do senado, um trabalho com jovens que moravam na Vila Planalto. Ensinamos a eles a profissão de gráfico e esses rapazes – 25 inicialmente, depois vieram muito mais – hoje são profissionais de primeira linha, com famílias constituídas”, contou o deputado Agaciel, lembrando que muitas pessoas não acreditavam na iniciativa, mas que foi a partir dessa experiência que nasceu a lei do Menor Aprendiz. “Aqui no DF, criamos o programa Jovem Candango, onde adolescentes conseguem seu primeiro emprego, com carteira assinada. Vários Estados já copiaram nossa iniciativa”, disse.

    Antes de concluir, o Líder de Governo parabenizou a todos que participaram do projeto de criação do NAPS da Secretaria de Justiça, reforçando a importância da motivação e do estímulo para os jovens e familiares. “Quando falta apoio, esperança e oportunidade, a referência será o traficante”.

    Maia também falou da importância de uma política permanente de Estado e da necessidade de uma linha orçamentária. “Acredito que é preciso que tenhamos uma Política de Estado e não de governo. É preciso criarmos uma legislação específica para que o problema seja de fato combatido, pois é muito difícil conviver com o problema da droga e do alcoolismo. Ninguém gosta de tratar esse assunto mas, principalmente, o álcool, é uma cultura que está entranhada em nossa sociedade e causa muitas vítimas”.

    O Líder de governo ainda citou que é importante fortalecer a estrutura de trabalho de apoio aos dependentes químicos e seus familiares, “porque isso é uma doença. Acredito mesmo que é preciso começar lá na escola, com uma disciplina específica tratando do assunto. Podem contar comigo”, concluiu.

    Artigo anteriorMoradores flagram homem se masturbando na calçada no Cruzeiro Novo
    Próximo artigoPR Lança Candidatura do Frejat

    Deixe uma resposta