Porto Alegre – O espetáculo internacional Disney on Ice é um evento gigante. Viajando pelo mundo inteiro para contar algumas das histórias mais conhecidas e amadas por pessoas de qualquer idade com um twist — tudo encenado por patinadores de gelo —, o show chega a Brasília no dia 22 de junho para uma curta temporada de três dias.
São apresentadas cenas clássicas de “Rei Leão”, “Aladdin”, “Frozen”, “Branca de Neve”, “Toy Story”, “Enrolados”, “A Pequena Sereia”, e “Procurando Dory”, além dos tradicionais personagens Mickey, Minnie, Pateta e Pato Donald. Apesar da produção ser internacional, os áudios são em português e o público participa em alguns momentos do show.
O Metrópoles esteve em Porto Alegre, primeira parada da trupe internacional de artistas, para acompanhar a montagem do espetáculo, alguns dos bastidores e assistir, em primeira mão, ao espetáculo (spoiler: o show é cheio de surpresas). Conversamos com responsáveis pela produção, marketing, patinadores, a diretora e com o único brasileiro na equipe. Confira:
A montagem da pista
Para criar a pista de cerca de 800m², que viaja com a trupe, são necessárias cerca de 39 mil litros de água e pelo menos 425 horas de trabalho entre montagem, manutenção e desmonte. A equipe viaja com placas de alumínio funcionais em qualquer superfície lisa. Na parte de baixo dessas peças, há uma rede de tubos por onde passa uma mistura refrigerada de glicol e água a -11ºC.
Para criar o gelo, os especialistas aplicam leves jatos de água com uma mangueira para selar a superfície. A próxima camada é feita com pressão mais alta para preencher a pista – que atinge mais ou menos cinco centímetros de espessura (um tamanho superior geraria um custo muito alto de energia).
Um técnico em gelo monitora a situação da pista 24h e, durante os intervalos e depois do espetáculo, é feita uma raspagem da superfície e repavimentação com água quente para mantê-la lisa.
Os patinadores
Joshua e Shelly Bindon são casados e patinavam juntos no Disney on Ice até ela se tornar a diretora artística do projeto. A história dos dois parece muito com a do elenco de patinadores do espetáculo: depois de muitos anos apostando na patinação competitiva, abandonaram a rígida rotina de competições pela opção de viajar o mundo inteiro apresentando as histórias da Disney.
Os dois são americanos, mas a equipe conta com pessoas de vários países, inclusive Estônia e Rússia, além de um brasileiro. Joshua está no show há sete anos e conta que sua parte preferida é a do Alladin. “Eu cresci assistindo esse filme e é muito emocionante fazer parte disso. Também sou fã de Robbie Williams (que fazia a voz do Gênio na versão em inglês) e acho uma ótima maneira de homenageá-lo”, afirma.
Shelly explica que todos os patinadores ficam muito animados em voltar ao Brasil. Segundo Pablo Maldonado, diretor de marketing da Feld Entertainment, é preciso aumentar o som acima do normal nas turnês por aqui por conta da animação da plateia. “É muito divertido escutar o público, quando eles estão felizes nós recebemos a energia para nos apresentarmos da melhor forma”, conta a diretora artística.
A importância do evento
Marcel Stürmer, patinador de rodas brasileiro, campeão pan-americano, comentarista esportivo e embaixador do Disney on Ice, acredita que a presença do show no Brasil é muito importante.
“O país está começando a respirar mais a patinação, a gente tem uma presença muito forte na patinação de rodas, mas hoje em dia cresce muito a busca. A transmissão das Olimpíadas em canal aberto contribuiu muito e acho que está aumentando o desejo das pessoas”, avalia.
Ele considera que, apesar da falta de pistas no Brasil, o espetáculo chama a atenção para o esporte. “É um começo. Onde existe um desejo, existe uma maneira”, diz.
A repórter viajou a convite do evento.