A mostra Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong passa pelos CCBBs de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro exibindo 23 filmes da ex-colônia britânica na China. No DF, as sessões começam em 12 de junho e seguem até 8 de julho.
Sob curadoria do crítico Filipe Furtado, a seleção reúne longas de artes marciais (O Grande Mestre Beberrão, Golden Swallow), comédias (Sonhos da Ópera de Pequim, Os Condores do Oriente), dramas (Nômade, O Arco) e fitas de ação estreladas por astros como Jackie Chan (Police Story, Projeto China) e Chow Yun-Fat (Alvo Duplo, Fervura Máxima).





Cidade em Chamas cobre um período que vai dos anos 1960 e 1970, décadas marcadas pelas produções da Shaw Brothers, aos 1980 e 1990, quando a região exportou diretores e astros para o cinema de Hollywood. O longa mais recente contemplado na programação é Made in Hong Kong, de Fruit Chan, lançado em 1997, ano do retorno de Hong Kong à China.
Atividades
Em 21 de junho, às 19h, o curador Filipe Furtado conversa com Júlio Bezerra, produtor da mostra, e Felipe Moraes, jornalista e crítico de cinema do Metrópoles, sobre os filmes da mostra.
De 20 a 22 de junho, a partir das 14h, Furtado, autor do blog Anotações de um Cinéfilo, dá curso temático gratuito, mediante inscrição pelo e-mail [email protected].
Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong
De 12 de junho a 8 de julho, no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, lote 22, 61 3108-7600). Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Veja programação completa. Classificação indicativa varia de acordo com os filmes