A Vila de São Jorge (GO) terá, nesta semana, atrativos além da exuberante natureza da Chapada dos Veadeiros. A segunda edição do CineFest São Jorge vai de 25 a 27 de outubro, com 13 filmes entre longas, curta-metragens e produções voltadas para o público infantil. Em 2017, a mostra reuniu cerca de 3 mil espectadores, entre turistas e moradores da cidade goiana.
A ideia é promover uma identificação do público com o exibido na tela. Assim, a organização fez questão de que os filmes de destaque de cada dia fossem produzidos em Goiás e no Distrito Federal. No sábado, a criançada vai ter uma programação só dela: a Mostra Infantil terá quatro curtas dedicados aos pequenos, todos também produzidos na região.
Embora a programação de destaque só vá começar na quinta-feira, o cineasta Renan Montenegro já está na cidade dando oficinas de flimes curtos feitos com o celular. As aulas, direcionadas a moradores e frequentadores da região, renderão o prêmio Dizo Dal Moro, homenagem ao cineasta que realizou a oficina na primeira edição e faleceu em 2017.
O festival também vai tornar tradição a premiação ocorrida na edição anterior: a ideia é homenagear um nativo da região que seja profissional da área técnica do cinema, uma maneira de reconhecer os que trabalham por trás das câmeras. Na segunda edição, a escolhida é a musicista e arte-educadora Doroty Marques, responsável pelo projeto Turma que Faz, que usa a música para despertar a sensibilidade artística das crianças em São Jorge.
CineFest São Jorge
25 a 27 de outubro, às 20h, na Praça do Artesão (Vila de São Jorge, Chapada dos Veadeiros). A mostra infantil, no sábado, começará às 19h. A programação completa pode ser vista no site do evento. Entrada franca. Livre para todos os públicos