Com carreira extensa no teatro, TV e cinema, Maria Gal — atual intérprete de Gleyse, na novela As Aventuras de Poliana, do SBT — tem se dedicado a fomentar a inclusão de artistas negros, em especial as mulheres, no audiovisual. A atriz e empreendedora abriu a Maria Produtora e já está em fase de captação de recursos para a série Os Souza.
De acordo com Maria Gal, nos últimos anos houve uma pequena melhora em relação à contratação de negros para dramaturgia e publicidade, mas ainda há muito para alcançar. “A nossa missão é aumentar o protagonismo negro feminino”, reforça a atriz, em entrevista ao Metrópoles.
A trama de estreia da produtora narra o caminho de uma família negra que enriquece e transforma radicalmente o estilo de vida. “É essencial uma mudança nos tipos de papéis oferecidos a negros, mas na produtora vamos mudar, também, esses paradigmas”, afirma Maria.
Segundo a artista, para quem opta por trabalhar com arte, é muito difícil escolher ou recusar papéis, já que todos precisam “sobreviver e pagar contas”.
Maria Gal: “Um Brasil sem memória com um quê de mediocridade cultural”

Maria Gal: “Um Brasil sem memória com um quê de mediocridade cultural”
6 FOTOS

Atriz com mais de 10 anos de carreira, ela atuou em diversos espetáculos de teatro, como: Sonho de uma Noite de Verão, Cabaré da Raça, Ensaio sobre Carolina, O Cravo e a Rosa, Anjo Negro + A Missão e Os Sertões, estes dois últimos apresentados no Teatro Volsksbhuene, na Alemanha. Em 2016, a atriz atuou no espetáculo A Comédia Latino-Americana, dirigido pelo premiado Felipe Hirsh, que teve apresentação em São Paulo e no festival de Lisboa, Portugal Luiz Crispino/Divulgação

No cinema, Gal atuou nas obras Dona Flor e seus Dois Maridos, Carandiru, Amor em 4 Atos, DOR e A Carga. Em 2017, ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Madrid International Festival pelo filme A Carga, de Aline Rezende Pino Gomes/Divulgação

No Netflix, a atriz participou da série 3%, dirigida por César Charlone e exibida em 192 países – esta é primeira obra brasileira produzida pela plataforma Luiz Crispino/Divulgação

Na televisão, ela atuou nas novelas Gabriela (Rede Globo), Joia Rara (Rede Globo), Carrossel (SBT) e nas séries Sob Pressão (Rede Globo), Conselho Tutelar (Record TV), Stella Models (Canal Brasil), Santo Forte (AXN) e Entre o Céu e a Terra, exibida em canais de TV de países de língua portuguesa SBT/Divulgação

Atualmente ela está em As Aventuras de Poliana do SBT SBT/Divulgação

Para a atriz, a personagem Gleyse representa a típica mulher brasileira SBT/Divulgação
Criminalização da classe artística
Gal vê com tristeza a maneira como a classe artística tem sido criminalizada por parte da população. Artistas que utilizaram as redes sociais para manifestar apoio a candidatura de Fernando Haddad à Presidência da República receberam uma enxurrada de críticas nas quais são acusados de “mamar nas tetas do governo” através da Lei Rouanet. “As pessoas nem entendem como funciona [a legislação], acham que após um projeto aprovado é só ir lá sacar o dinheiro”, questiona a atriz.
Maria Gal conta que muitos desses preconceitos estão sendo representados por sua personagem na trama do SBT. “A Gleyse é uma típica mulher brasileira, batalhadora, que cria os filhos sozinha e deseja uma vida melhor para eles”, comenta a atriz que ressalta, ainda, a importância de temas como esses serem tratados em uma novela com grande público infantil. “Estamos formando a mentalidade das novas gerações”, considera.





































