O maior criador de conteúdo do YouTube, Felix Kjellberg ou Pewdiepie, tem sido o canal com mais inscritos do mundo desde 2013, quando ele foi o primeiro a conseguir 10 milhões de seguidores na plataforma. No entanto, seu reinado tem sido ameaçado pelo T-Series, veículo indiano de produção musical e filmes.
No canal, eles compartilham vídeos de música de Bollywood diariamente. Fundada em 1983, a companhia se estabeleceu na Índia como uma “marca com um legado”, segundo Matt Binder, do Mashable. O repórter também chamou atenção ao fato de que o T-Series “tem funcionários e uma lista cheia de músicos e astros da Índia”, nos quais eles podem contar para produzir diversos vídeos diariamente. “Ao contrário [disso], PewDiePie é somente um cara compartilhando um vlog ou um stream de videogame por dia”, concluiu.
Assim, a internet começou uma “guerra” contra a T-Series. O primeiro vídeo de PewDiePie sobre o assunto foi compartilhado no dia 29 de agosto de 2018. Na época, ele tinha pouco mais de 66 milhões de inscritos. Na produção, ele mostrou um gráfico de projeção de números para ambos os canais, mostrando que, até novembro deste ano, sua conta deixaria de ocupar a primeira posição.
Porém, ouvindo isso, seus fãs começaram um movimento on-line com um objetivo: manter PewDiePie na primeira posição. Com o poder de memes e atos de propaganda que deixariam a Coréia do Norte envergonhada, PewDiePie continua, em dezembro, sendo a página com mais inscritos do YouTube.
Fãs compraram espaços em outdoors, distribuíram panfletos e um deles até alugou telões da Times Square para exibir imagens de PewDiePie e o pedido para todos passarem a seguir o sueco.
O youtuber se divertiu com o movimento, fazendo vídeos reagindo às ações dos fãs e até entrou na briga, fazendo um diss track (música de resposta) chamado Bitch Lasagna (Lasagna Vadia, em português) contra o canal adversário.
No dia 2 de dezembro, a diferença entre os dois canais era de menos de 15 mil inscritos, mas, de última hora, uma súplica feita por seus amigos Markiplier e Jacksepticeye impulsionou a página do sueco para o novo recorde: 74 milhões de seguidores.
“Eu já disse, e realmente, eu não ligo se T-Series me ultrapasse, mas tudo isso é divertido demais”, disse o youtuber em vídeo. “Não me lembro da última vez que me diverti tanto no YouTube”, completa.
Após agradecer aos fãs, o influencer ainda mencionou um aspecto menos divertido da folia: alguns de seus admiradores estavam deixando comentários racistas nas produções do T-Series. “Obviamente, eu fiz piadas com indianos, mas faço isso com todos os países, mas isso não é algo que apoie”, comentou.
“Estou recebendo mais atenção agora do que nunca. Eu me sinto muito estranho com isso então… por que não pegar isso e redirecionar para um aspecto mais positivo”? Com essa indagação, PewDiePie anunciou que criaria uma ação visando arrecadar fundos a serem doados à ONG CRY (Child Rights and You, ou Direitos de Crianças e Você), focada em diminuir a quantidade de crianças vítimas de trabalho infantil na Índia.
Em um dia, o influencer conseguiu juntar US$ 239.000 (cerca de R$ 923 milhões). No momento, PewDiePie permanece na primeira posição, mas a luta é muito mais do que parece ser. Essa não é a primeira vez que um canal é ultrapassado por um concorrente de uma megacompanhia. Com a ascensão das páginas de humoristas como Jimmy Kimmel, Jimmy Fallon e James Corden, os criadores de conteúdo do YouTube estão se unindo contra a “velha mídia”.
Por causa desta ascensão, muitos criadores se sentem injustiçados pela plataforma, então esta “guerra” entre PewDiePie e T-Series tem sido o centro das atenções ao redor da plataforma há meses. Entre vídeos de 11 horas de um homem falando PewDiePie 100.000 vezes, uma livestream de um homem tocando bitch lasagna por 10 horas e 50,000 impressoras hackeadas para promover o canal do sueco, a batalha tem gerado capítulos interessantes e divertidos na internet.
Se você se comoveu com a luta de PewDiePie, pode se inscrever em seu canal neste link.


































