Virtudes humanas inspiram coleção da designer de joias Vânia Ladeira

    0
    212

    A designer de joias Vânia Ladeira lançou uma nova coleção nessa quinta-feira (4/4). Intitulado Virtudes, o trabalho é inspirado na obra do filósofo Sêneca. Conceitos como ética, força interior e perseverança dão nome aos 30 modelos diferentes.

    Os cobogós do B Hotel, onde ocorreu o evento de lançamento, servem de referência para algumas peças da linha. Vânia contou à coluna que, nessas ocasiões, gosta de prestigiar a arquitetura de Brasília.

    Para esse lançamento, a joalheira escolheu o nadador Glauber Silva como embaixador. Além de estrelar a campanha, o atleta brasiliense empresta seu nome para duas joias triangulares.

    Vem comigo!

    Segundo Vânia, Glauber simboliza algumas das virtudes que inspiram as joias, pensadas para um público jovem. “Elas se complementam: tem um lifestyle contemporâneo e dinâmico, para serem usadas todos os dias”, comenta a designer, formada em artes plásticas pela Universidade de Brasília (UnB).

    Nesta coleção, são 40 modelos diferentes com edição limitada. No caso das peças inspiradas em Glauber, a tiragem máxima é de 30 unidades. Entre os materiais, a artista usou ouro, prata, citrino, olho de tigre, topázio e esmeralda. “Alguns itens levam mais ou menos cinco cores de gemas, cada tonalidade está associada a uma virtude”, diz.

    As peças são delicadas e têm tamanho reduzido para serem usadas em camadas, como as virtudes humanas. “Um amigo pode dar uma aliança a outro amigo, não no sentido de matrimônio, mas de fortalecimento de amizade”, explica Vânia.

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Glauber Silva e Vânia Ladeira

     

    Divulgação/Vânia Ladeira

    Segundo Vânia Ladeira, o nadador Glauber Silva representa algumas das virtudes que inspiram a nova coleção

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Vânia conta que as duas joias em formato de triângulo são inspiradas em uma tatuagem do atleta

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    A pulseira e o pingente (foto) foram batizados de Glauber Silva, em homenagem ao nadador

     

    Divulgação/Vânia Ladeira

    Glauber estrela a campanha da coleção Virtudes

     

    Nascida em São João del-Rei (MG), Vânia mora em Brasília há 25 anos. Ela sempre teve uma relação forte com produtos manuais. Principalmente, após descobrir que poderia criar joias por conta própria, sentada em uma bancada. Depois de se matricular em um curso de design, fez a primeira exposição e vendeu um número de peças maior do que havia produzido.

    “Meu trabalho agradou o público, comecei a fazer mais. Considero minhas joias como esculturas para vestir. Fiz vários cursos de design, gravação de pedras e gemologia. Fui melhorando e evoluindo na minha área. Fiquei no ateliê por uns cinco anos, depois abri a joalheria”, relembra.

    Hoje, a designer acompanha cada etapa do trabalho da marca. Para ela, não é só a venda de um produto: “Criamos relacionamentos e experiências. A loja funciona como uma galeria, onde as clientes são as colecionadoras”, completa.

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    As cores da coleção simbolizam diferentes virtudes

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Segundo Vânia, atualmente a coleção tem cerca de 30 peças

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    A partir de segunda-feira (8/4), a designer continuará criando peças para a coleção

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Os lançamentos de Vânia continuam ganhando novos itens ao longo do tempo

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Gemas em várias cores

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Diferentes tons representam o conceito

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Pulseiras

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    As peças da coleção Virtudes têm tiragem limitada

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Detalhes das novas joias de Vânia Ladeira

     

    Com 20 anos de experiência no ramo, Vânia Ladeira costuma lançar duas grandes coleções ao ano, em abril e novembro, que incluem de 30 a 50 modelos. A primeira costuma ser uma homenagem à capital federal. Já na segunda, comemora o aniversário da joalheria, fundada há uma década.

    “Escolhemos o B Hotel por ser um item contemporâneo da cidade. Fiz a pulseira inspirada nos cobogós, que foram desenhados pelo arquiteto Isay Weinfeld. Ele não é daqui, mas soube ler bem a arquitetura de Brasília. É o highlight da coleção, a peça-desejo”, observa.

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Vânia Ladeira tem duas décadas de experiência com design de joias

     

    Reprodução/Instagram/@bhotelbrasilia

    Os cobogós do B Hotel inspiram algumas peças da coleção de Vânia Ladeira

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Pulseira inspirada nos cobogós, destaques do novo trabalho

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Anel inspirado no B Hotel

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Vânia usou a arquitetura de Isay Weinfeld como referência para homenagear um dos prédios icônicos da cidade

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Item da coleção Virtudes

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Vânia Ladeira usou diferentes tipos de ouro e prata

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Símbolo do infinito

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Pulseira na cor azul

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Além das coleções, a designer de joias também cria peças exclusivas

     

    Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

    Em setembro, a joalheira apresentará novos projetos em Portugal

     

    Ao longo do tempo, as coleções continuam sendo atualizadas com itens no mesmo estilo. Vânia também trabalha com produção de peças exclusivas. “Sento com o cliente, converso e faço uma peça que tenha a ver com a história dele”, conta. Para preservar o design único, elas não são fotografadas.

    A designer adianta ainda que, a partir de segunda-feira (8/4), vai começar a criar novos itens para a coleção Virtudes. Ela também vai se dedicar a um projeto com data de lançamento marcada para o mês de setembro, em Portugal. “Vou fazer uma exposição em Lisboa e vou participar de uma feira de design em Porto”, conta. O trabalho será inspirado em ícones da arquitetura portuguesa.

    Parte dos lucros obtidos com a venda das novas joias será usada para divulgar e incentivar a adoção de abrigos de animais em Brasília.

    Serviço:
    Vânia Ladeira
    CLN 213 Bloco A Loja 19
    Asa Norte – Brasília, DF
    (61) 3349-0188 / 99999-3478
    Instagram: @vladeira
    vanialadeira.com.br

    Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

    Colaborou Hebert Madeira

    Artigo anteriorEleição na UFRJ indica primeira mulher como reitora da instituição
    Próximo artigoGovernador do Pará decretará estado de emergência após queda de ponte

    Deixe uma resposta