Passageiros de ônibus e metrô enfrentam transtornos nesta segunda-feira (8/4). Eles se queixam que não estão conseguindo utilizar os créditos do vale-transporte. Na hora em que vão passar o cartão no validador se deparam com a mensagem “saldo insuficiente”. Revoltados e em busca de respostas, dezenas de pessoas protestam no posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTRans) na Rodoviária do Plano Piloto na manhã desta segunda-feira (8/4).
Grávida de três meses, a recepcionista Célia Mendes de Jesus, 33 anos, disse ter se sentido “constrangida” ao ter que pedir dinheiro para outros passageiros. Caso contrário, afirma, o cobrador não teria permitido que continuasse a viagem na integração Santa Maria.
A operadora de caixa Suzana de Andrade Ribeiro, 26, passou por situação semelhante. “Tive que descer do ônibus, voltar pra casa e pegar dinheiro emprestado. Moro na Ceilândia e trabalho no Sudoeste. É muito revoltante. Não tenho dinheiro pra ficar pagando passagem “.
Para tentar resolver o problema, a auxiliar de limpeza Marizete Ferreira ficou desde as 7h na fila do DFTrans da Rodoviária do Plano. “Chegamos aqui e eles pediram para enviar um e-mail, como se a gente que tivesse que dar satisfação. Não vamos aceitar isso”, ressaltou.
Lúcia Tânia, 53, disse ter se sentido humilhada. “Somos trabalhadores, mas tratam a gente como cachorro e chamam até a polícia”, assinalou. Na hora de pegar um ônibus para Taguatinga, ela afirma que foi obrigada a descer do coletivo pelo cobrador devido a mensagem de saldo insuficiente.
O DFTrans não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.
Aguarde mais informações