Campanha inspirada no Metrópoles ganha medalha no Cannes Lions

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    Uma campanha inspirada no Metrópoles ganhou medalha de bronze no Cannnes Lions, o maior festival de propaganda do mundo. A peça The Real Time Mic, criada pela agência Leo Burnett Tailor Made, concorria na categoria Outdoor com outros 263 trabalhos do mundo inteiro. O prêmio principal, chamado de Grand Prix, foi para o esforço da Nike com o jogador de futebol americano Colin Kaepernick, desenvolvido pela Wieden+Kennedy Portaland.

    “É muito difícil ganhar esse prêmio, é uma baita conquista. Coloca o Metrópoles entre as grandes empresas do mundo”, avalia Wilson Mateos, vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made.

    A categoria Outdoor premia trabalhos criativos divulgados em ambientes públicos – a agência Leo Burnett usou os jornais de televisão como veículo principal da campanha. Cerca de 89% dos brasileiros consomem notícias pelos canais abertos. A partir desse dado, a equipe de 12 publicitários pensou: “Como um site de notícias pode usar esse espaço a seu favor?”. Com isso, criaram uma canopla com um relógio digital para aparecer na TV e mostrar que as notícias transmitidas nos telejornais são publicadas antes no Metrópoles.

    O microfone foi visto no horário nobre em diversos canais de TV. As reações foram imediatas nas redes sociais e cerca de 98 milhões de pessoas foram impactadas pela campanha. O investimento da empresa foi US$2,99, no relógio digital, mais o frete do eBay. “Pensamos em como podíamos colocar a marca na TV sem pagar por espaço publicitário. Surpreendemos o espectador e o resultado foi impressionante”, disse Mateos.

    Metrópoles entrou no ar em 8 de setembro de 2015. Atualmente, o portal tem 310 milhões de visualização de páginas por mês e, no mesmo período, cerca de 35 milhões de usuários entram no site. A Leo Burnett Tailor Made é uma empresa com sede em Chicago e está presente em diversos países. A filial do Brasil tem 43 anos e é uma das pioneiras no mercado publicitário nacional. Hoje, conta com 300 funcionários e mais de 200 prêmios internacionais.

    Este ano, a categoria Outdoor deu 20 chances de Leões ao Brasil. As 20 campanhas totalizaram 29 peças, de 14 agências. Os cases mostram a variedade criativa do país. O Cannes Lions acontece entre os dias 17 a 21 de junho, na França. Esta edição está marcada pelo esforço da organização em promover equidade de gênero e diversidade cultural. O festival está com número maior de mulheres, negros, asiáticos e de profissionais que, por muitos anos, eram poucos no palco do principal evento de criatividade do mundo.

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