Samsung revela o anel inteligente Galaxy Ring

0
23

A Samsung espera atrair os amantes da tecnologia de monitoramento de condicionamento físico e saúde com seu mais novo dispositivo vestível: o Galaxy Ring.
A empresa lançou o dispositivo no evento Galaxy Unpacked na quarta-feira como a mais recente adição ao seu ecossistema de dispositivos que, segundo ela, está “turbinando” com inteligência artificial (IA).

Os anéis inteligentes, que usam pequenos sensores para monitorar várias métricas de saúde, até agora eram um produto de nicho – embora seu uso recente pela seleção masculina de futebol da Inglaterra tenha sido manchete.

Parece que a Samsung está tentando mudar isso, tornando-se a maior empresa de tecnologia a entrar no mercado de anéis inteligentes.

Ben Wood, analista da CCS Insight, diz que a escolha do produto é uma “aposta interessante” para a Samsung, com sua empresa estimando que haverá um mercado global total de cerca de quatro milhões de anéis inteligentes em 2025.

“Isso é um erro de arredondamento quando comparado aos 250 milhões de smartwatches que também devem ser vendidos”, disse ele à BBC.

Mas outros sugerem que a Samsung pode ajudar a tornar os anéis inteligentes mais populares.

“Para a maioria dos consumidores, o anel inteligente da Samsung será o primeiro contato que eles terão no anel inteligente, e essa conscientização faz uma grande diferença a longo prazo”, diz Francisco Jeronimo, analista da empresa de pesquisa de mercado IDC.

James Kitto, vice-presidente e chefe da divisão de dispositivos móveis da Samsung no Reino Unido e Irlanda, comemorou o lançamento do anel como um “grande momento” para a empresa.

Galaxy Ring é apresentado no evento Unpacked de Paris
Galaxy Ring é apresentado no evento Unpacked de Paris

O que são anéis inteligentes?

Os anéis inteligentes podem monitorar indicadores de saúde, como frequência cardíaca, sono e ciclo menstrual.

O mercado é atualmente dominado pela empresa finlandesa de tecnologia de saúde, Oura.

Nos últimos anos, os anéis se tornaram um item essencial da moda fitness para celebridades como Kim Kardashian.

Com seu tamanho pequeno e aparência mais elegante, analistas dizem que eles podem se tornar os sucessores de relógios inteligentes como o Apple Watch e o Google Pixel Watch.

O Sr. Kitto descreveu o Galaxy Ring da Samsung como seu “menor e mais discreto produto até agora, oferecendo monitoramento preciso de saúde, bem-estar e sono 24 horas por dia, 7 dias por semana”.

Os relógios inteligentes geralmente têm mais sensores do que os anéis inteligentes, o que lhes permite acessar e fornecer uma gama maior de dados de saúde.

Mas anéis inteligentes “menos intrusivos” podem fornecer uma alternativa conveniente, confortável e elegante para aqueles que não querem usar um relógio inteligente volumoso, principalmente durante a noite, para monitorar seus padrões de sono, diz o Sr. Jeronimo.

A Samsung diz que o dispositivo funcionará com telefones Android operados pelo Android 11 ou superior, desde que você tenha o aplicativo Samsung Health. Alguns recursos do Galaxy AI, como obter uma pontuação de energia e sugestões personalizadas com base em seus dados, estão disponíveis apenas em um dispositivo Galaxy.

A Dra. Efpraxia Zamani, professora associada de sistemas de informação na Universidade de Durham, disse à BBC que o Galaxy Ring da Samsung, que faz parte de um ecossistema mais amplo de produtos que fornecem insights sobre a saúde e o bem-estar dos usuários, pode ser uma “oferta atraente” para muitos consumidores.

Mas ela alertou que os usuários de produtos que acessam e monitoram dados de saúde devem permanecer cautelosos sobre quais dados estão sendo coletados, como e onde são compartilhados.

“Fazer parte de um ecossistema significa que os dados podem ser coletados do anel, do relógio, do telefone e, então, quando reunidos, podem ter impactos ainda mais negativos além dos positivos”, disse ela.

A coleta de dados relacionados aos ciclos menstruais já foi controversa no passado.

No ano passado, o Information Commissioner’s Office do Reino Unido lançou uma revisão de aplicativos de monitoramento de menstruação e fertilidade devido a preocupações com a segurança de dados.

 

 


 

LEIA MAIS

 

Conta de luz de julho terá bandeira amarela; entenda o que isso significa

5 dos livros de ficção científica mais premiados do mundo

Artigo anterior5 dos livros de ficção científica mais premiados do mundo
Próximo artigoO ‘alfabeto fonético’ do cachalote revelado pela IA