O Colégio Politécnico de Sorocaba, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), promove neste sábado (21), das 10h às 17h, a segunda edição da Feira do Conhecimento. Durante o evento — que tem entrada gratuita — os alunos terão oportunidade de mostrar os seus trabalhos para a comunidade.
O tema deste ano é sobre “Super-heróis”. Os trabalhos vão desde histórias em quadrinhos, filmes e fantasias, passam pelos heróis da família e chegam aos heróis anônimos que atuam na sociedade. Conforme a diretora Sidnei Silva, participam da mostra desde os alunos da educação infantil até os que estão no ensino médio. “Fizemos um projeto bem completo”, disse.
O público poderá conferir diversos ambientes. Em um deles, intitulado “Ciência dos poderes”, serão desenvolvidas experiências de química e física. Num outro ambiente, o destaque é a “Magia do circo”, onde serão realizadas 10 sessões de mágica. “São atividades interativas. O responsável vai envolver a plateia em tarefas e questões que simulam determinadas situações, mas sempre focando nos heróis”, complementa a diretora.
Outra sala será de “escape room”. Nela, professores de química e português vão criar situações onde os visitantes terão de decifrar códigos para conseguirem sair do ambiente. Esse tipo de jogo pedagógico é um recurso que tem feito muito sucesso entre os alunos. Na área da matemática, terá uma sala que vai trabalhar o raciocínio lógico. O tema é “Ao infinito e além”.
Ainda de acordo com a diretora do Politécnico, a sala que trabalhará os recursos renováveis vai focar no Star Wars. A que falará da preservação da natureza focará no Aquaman, Capitão Planeta e super-heróis da vida real, como bombeiros e policiais. No ambiente sobre o magneto, os super-heróis abordados são Thor e Os Vingadores.
Com o tema “Heróis em cartaz”, a sala de cinema vai contar a história dos super-heróis por meio de roda de conversa e exibição de filme. Também serão lembrados os heróis da música, com apresentação musical de alunos, e os heróis da comunicação. Nesse caso, serão apresentadas entrevistas feitas com pessoas em situação de rua e refugiados.
“O projeto extrapolou totalmente a sala de aula, o que facilita a aprendizagem. Envolvemos todas as disciplinas do currículo escolar usando o tema super-heróis”, afirma Sidnei. A Feira do Conhecimento ainda contará com uma academia de crossfit, para mostrar a importância do movimento, exposição e desfile de moda com foco na história da arte. “Teremos quadros vivos nesse ambiente”, revela Sidnei.
O Politécnico fica na rua Barão de Cotegipe, 400, Vila Leão. (Da Redação)
O post Politécnico realiza a 2ª Feira do Conhecimento com entrada gratuita apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.