Cães adultos do Abrigo Municipal ganham novo lar em evento

0
301
O objetivo do “Sorocaba abraça os animais” foi de incentivar a posse responsável de cães adultos. Crédito da foto: Divulgação / Secom

 

Madame, Banguela, Gabaninho, Urso e Lindsen foram os cinco cachorros adultos do Abrigo Municipal que ganharam um novo lar na manhã deste domingo (6). Eles e outros 12 cães, todos enfeitados com laços e com nomes identificados em balões coloridos, participaram do evento “Sorocaba abraça os animais” no Parque “Carlos Alberto de Souza” e conquistaram o coração de dezenas de crianças, jovens e adultos que passaram pelo local.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), em parceria com o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA), a programação encerrou a Semana Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, que faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

O objetivo do “Sorocaba abraça os animais” foi de incentivar a posse responsável de cães adultos do Abrigo Municipal, castrados e vermifugados, sendo que muitos deles há anos aguardam uma família para adoção.

“Esse é o primeiro de muitos eventos em parceria com o conselho e as ONGs que vamos realizar. É muito importante que as pessoas se conscientizem na questão da adoção de animais adultos” destacou o secretario do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Maurício Tavares da Mota, que participou do evento.

Desfile pet

Para a presidente do CMPBEA, Jussara Fernandes, a ação em conjunto com a Sema e as ONGs foi um sucesso. “Tentar lares para esses cachorros e valorizar os animais adultos é muito importante. As pessoas têm que se conscientizar que adotando um animal adulto, a chance de dar certo é muito maior, pois você vai levar um cão para a casa conhecendo as características dele, o seu temperamento, diferente de um filhote”, enfatiza.

Leia mais  A vantagem de adotar um animal adulto e ajudar a salvar uma vida

 

Num dos momentos mais especiais do evento, os cachorros participaram de um desfile com a equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal, dos integrantes do conselho municipal e das ONGs, e arrancaram aplausos do público.

Chamados um a um pelo nome, cada cãozinho tinha a chance de mostrar todo o seu charme e personalidade em alguns segundos, enquanto as pessoas ouviam a história de vida deles até chegarem ao abrigo.

Banguela teve uma nova oportunidade de vivem bem e feliz ao ser escolhido pela jovem Elis Castanheira, moradora do bairro Campolim. Ela foi passear no parque com seu namorado e sua cachorrinha Cacau, adotada há três anos pelo casal, e não resistiu ao charme do cão.

“Já queríamos uma companhia para ela (Cacau), para não ficar muito tempo sozinha em casa enquanto trabalhamos e queríamos um machinho e ele nos encantou, super dócil e lindo”, contou.

Orientação veterinária

Quem foi ao local recebeu também orientação veterinária sobre os cuidados básicos com animais domésticos e orientação jurídica sobre maus-tratos e como fazer uma denúncia, com a equipe da Comissão de Meio Ambiente da OAB Sorocaba.

Leia mais  Apenas 5% das pulgas presentes no ambiente se instalam nos pets

 

Alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Sorocaba (Uniso) deram orientação ao público a respeito de assuntos como a importância da vacinação, vermifugação e informações sobre ectoparasitas em geral, como pulgas e carrapatos. O evento também contou com a participação das ONGs Anjos e Protetores de Sorocaba, AATAN, Aspa, Gamah e o Instituto Eu Sou o Bicho.

Os animais que não foram adotados voltaram ao Abrigo Municipal, que fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira, e aguardam pela visita de pessoas dispostas a levá-los para casa. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202.8006. (Secom)

O post Cães adultos do Abrigo Municipal ganham novo lar em evento apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorRomu prende homem por tráfico durante operação ‘Baile Funk’
Próximo artigoBaleia Rossi é eleito novo presidente do MDB em convenção em Brasília