As belezas naturais e a diversidade cultural do Brasil são exaltadas no recital “Brasil em verso e prosa”, que as cantoras líricas Edineia de Oliveira e Gisela Strass, acompanhadas da pianista Janne Gonçalves, fazem neste sábado (23), às 18h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). O espetáculo tem entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro com 1 hora de antecedência. A apresentação marca o encerramento da 10ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba — Schaeffler Música, que em 2019 teve como protagonista a mulher na música clássica.
O concerto inédito foi montado por Edineia de Oliveira e Gisela Strass, que moram na Alemanha há dois anos, para excursionar na Europa, com intuito de compartilhar as riquezas ritmicas e melódicas do Brasil que vão muito além do estereótipo do samba. Reconhecida pela crítica especializada como uma das mais importantes mezzo-soprano na cena lírica brasileira, Edineia assinala que, além de divulgar a música brasileira no exterior, o recital foi concebido como forma de resgatar a autoestima do país em um momento em que, segundo ela, a população se mostra dividida pelas paixões políticas. “Nessa época de tanta divisão das pessoas, a gente está procurando lembrar o que é o Brasil de verdade e unir as pessoas a esse país tão lindo e tão colorido”, comenta.
O programa reúne obras de renomados compositores da música brasileira, de diferentes estilos, épocas e regiões, como os cariocas Heitor Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga, o amazonense Cláudio Santoro, o paraense Waldemar Henrique, o mineiro Edmundo Villani-Côrtes e o paulista Ronaldo Miranda. “É um programa que passeia por diversos estilos e emoções”, comenta Gisela.
Os arranjos das canções são assinados pela pianista capixaba Janne Gonçalves, mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos intervalos entre as canções haverá ainda a declamação de poemas de nomes como Cora Coralina, Jorge de Lima e Gonçalves Dias.
Além de ser a estreia mundial do recital no póprio país homenageado, a apresentação de hoje é considerada ainda mais especial para as artistas, já que é a primeira vez que Edineia dividirá o palco com Gisela, também mezzo-soprano, com quem é casada. “Montamos este espetáculo porque na Alemanha eles são apaixonados por música brasileira. Na verdade, o mundo reconhece o que nós temos de melhor e não podemos deixar isso ser perdido por divisão política. Não podemos perder a nossa identidade e o melhor que nós temos, que é o calor humano, a musicalidade, a alegria e a sensiblidade”, complementa Edineia.
Antes do concerto, às 16h30, será oferecido um ensaio aberto para deficientes auditivos com interprete de Libras. O TMTV fica na avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/nº, Alto da Boa Vista. (Da Redação)
O post Recital de cantoras líricas é cartaz no Teatro Municipal apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.