Brasil eleva para ‘perigo iminente’ grau de risco para coronavírus

0
576

Decisão ocorre após autoridades de saúde confirmarem o primeiro caso suspeito do novo vírus no país; resultado dos exames deve sair até sexta

O Ministério da Saúde elevou nesta terça-feira (28) a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa “perigo iminente”, após caso suspeito de coronavírus em paciente em Minas Gerais. Até segunda-feira (27), o país estava em nível 1, de alerta.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou pela manhã que o governo federal “está preparado” para detectar o vírus.

“Não é um sistema que está sendo preparado agora. Temos o plano de contingência e o que vamos fazer é atualizar.”

O ministério investiga um caso suspeito de coronavírus em paciente de Minas. A paciente é uma estudante de 22 anos que teve um histórico de viagem para Wuhan, na China.

Ela chegou em território brasileiro no dia 24 de janeiro. Segundo o ministro, todas as 14 pessoas que tiveram contato com o estudante estão sendo “monitoradas”.

De acordo com a pasta, ela relata não ter ido ao mercado de peixes da cidade, não ter tido contato com nenhuma pessoa doente e não ter procurado nenhum serviço de saúde enquanto estava na cidade. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, a jovem passa bem.

O resultado do exame que comprove ou descarte o coronavírus deve sair até sexta-feira.

O surto de coronavírus havia provocado 106 mortes na China até a noite desta segunda-feira (27).

número de infectados passava de 4.500. De todas as mortes até o momento, 100 foram registradas na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, epicentro da contaminação. Ao menos 15 países em quatro continentes já confirmaram casos importados da doença.

Nesta terça-feira, representantes do Ministério da Saúde vão participar de uma reunião com a OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o tema. Mandetta disse que o Instituto Butantã de São Paulo participará de um “esforço internacional” para a produção de uma vacina contra o coronavírus.

Artigo anteriorO Trem Intercidades
Próximo artigoGoverno vai credenciar mil ambulantes para o Carnaval 2020 no DF