Dengue no DF: 7 hospitais públicos ganham tendas para atender pacientes com a doença

0
574

Sete hospitais públicos do Distrito Federal ganharam, nesta quarta-feira (19), salas de acolhimento para atender pacientes com suspeita de dengue. A previsão do governo é que as tendas montadas do lado de fora das unidades (veja endereços mais abaixo) funcionem por um mês – podendo ser prorrogado.

“O objetivo é diagnosticar a dengue precocemente e iniciar o tratamento, evitando as complicações decorrentes da doença”, afirmou a Secretaria de Saúde.

  • Por risco de epidemia de dengue, Ibaneis declara estado de emergência na saúde

As estruturas são semelhantes aos hospitais de campanha instaladas em 2019, quando o GDF montou uma força-tarefa contra a doença. Segundo o último boletim epidemiológico, de 29 de dezembro até 25 de janeiro, o DF registrou 1.419 casos prováveis de dengue. Uma pessoa morreu.

As salas de acolhimento estão montadas nos estacionamentos das seguintes unidades de saúde:

  • Hospital Regional de Planaltina
  • Hospital Regional da Asa Norte
  • Hospital Regional do Guará
  • Hospital Regional do Gama
  • Hospital Regional de Brazlândia
  • Hospital Regional de Taguatinga

Estruturas foram montadas em 7 hospitais do DF para atender pacientes com suspeita de dengue — Foto: Breno Esaki/Saúde-DFEstruturas foram montadas em 7 hospitais do DF para atender pacientes com suspeita de dengue — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

Estruturas foram montadas em 7 hospitais do DF para atender pacientes com suspeita de dengue — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

Horário de atendimento

As tendas funcionam de segunda a domingo, das 8h às 17h. De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes com suspeita de dengue serão atendidos por uma equipe formada por enfermeiro e técnico de enfermagem.

Segundo a pasta, caso seja necessário realizar exames laboratoriais para confirmar a infecção pelo vírus, os pacientes serão encaminhados ao hospital, onde devem receber a hidratação.

  • UPA de Sobradinho e Ceilândia ganham tendas para atender pessoas infectadas pelo Aedes aegypti

Na última segunda-feira (17), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ceilândia e de Sobradinho também ganharam tendas para atender pacientes com suspeita de dengue. Nessas unidades, o atendimento é de domingo a domingo, das 7h às 19h.

‘Risco de epidemia’

Em janeiro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) declarou situação de emergência, por 180 dias, na saúde do Distrito Federal. De acordo com o decreto, o motivo foi o “risco de epidemia de dengue, potencial epidemia de febre amarela e a possível introdução dos vírus zika e chikungunya”.

  • Número de mortes por dengue em 2019 é o maior da história do DF

Tabela em boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF aponta os dados da dengue nas duas últimas semanas de 2019 — Foto: Secretaria de Saúde/Reprodução Tabela em boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF aponta os dados da dengue nas duas últimas semanas de 2019 — Foto: Secretaria de Saúde/Reprodução

Tabela em boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF aponta os dados da dengue nas duas últimas semanas de 2019 — Foto: Secretaria de Saúde/Reprodução

Dados da Secretaria de Saúde apontam que, no ano passado, 62 pessoas morreram no DF por conta da dengue. Esse é o maior número já registrado em monitoramentos divulgados pela pasta desde 1998 – quando foi confirmado o primeiro caso grave da doença na capital federal.

Artigo anteriorSecretário-geral da OEA pede ajuda humanitária para 7 milhões na Venezuela
Próximo artigoCresce o número de matrículas na Educação Infantil do Distrito Federal