Corregedoria apura esquema com ‘laranjas’ em gestor de duas UPHs

0
332
Corregedoria apura esquema com ‘laranjas’ em gestor de duas UPHs
UPHs Norte e Oeste são administradas pelo Diretrizes, que nega irregularidades. Crédito da foto: EMidio Marques / Arquivo JCS (14/6/2019)

A Controladoria-Geral do Município (CGM) determinou nesta sexta-feira (28) a instauração de correição extraordinária no âmbito da Secretaria da Saúde (SES). A finalidade é apurar informações acerca de um suposto esquema envolvendo “laranjas” no Instituto Diretrizes. A entidade é responsável pela gestão das UPHs Zona Norte e Zona Oeste, em regime de gestão compartilhada. O documento é assinado por Cibele Proença Taguenca Chitolina de Góes, corregedora-geral do município

Os problemas estão relacionados à formação do quadro dos conselhos fiscal e administrativo da entidade e foram divulgados ontem pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga os problemas orçamentários da área da Saúde de Sorocaba, em 2019. Conforme a CPI, em diligência a cidade de Osasco, teria sido constatado que pessoas que estão listadas nos conselhos não conhecem o Instituto Diretriz.

Das três pessoas visitadas, nenhuma delas teria conhecimento sobre o instituto. Conforme os parlamentares que fazem parte da CPI, uma delas teria dificuldade em assinar o nome. Ainda conforme os vereadores e como consta nos documentos apresentados para a Prefeitura de Sorocaba, boa parte das pessoas que compõem os conselhos moram em dois bairros em Santo André e Osasco. Em Osasco, o bairro é carente e os moradores são vizinhos.

O que diz o Diretrizes

Em nota, o Instituto Diretrizes afirmou que “recebe com contentamento a notícia visto que, tal analise e apuração dos fatos, livre de direcionamentos e alheia a cunhos políticos, dará conta de comprovar inequivocamente a lisura do Instituto bem como a ausência de qualquer fraude ou mesmo irregularidade”.

A nota diz ainda que a instituição “se solidariza com a Corregedoria-Geral do Município de Sorocaba, colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos”. (Marcel Scinocca)

O post Corregedoria apura esquema com ‘laranjas’ em gestor de duas UPHs apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorPirenópolis terá evento de revitalização da consciência feminina
Próximo artigoQuais são os principais roedores de estimação?