Em semana de recorde de mortos, Planalto lança “Placar da Vida”

0
607

Em semana marcada pelo número recorde de 474 mortes por coronavírus no Brasil registrado nesta terça-feira (28/04), o que levou o total de vítimas no país a superar até a marca da China (5.017 ante 4.633), a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto (Secom) postou nas redes sociais um novo empacotamento para os dados da pandemia: o “Placar da Vida”. A postagem enfatiza “números amplamente positivos” da doença no país, de acordo com a própria secretaria, demonstrando até as 14h desta terça-feira, 71.886 diagnósticos confirmados da doença, 32.544 “brasileiros salvos” e ainda 34.325 casos que seguem em acompanhamento.

O que irritou internautas foi que a postagem simplesmente não toca no número de mortos, que chegou a uma soma de 5.017 nesta terça, superando a China, com 4.633 óbitos confirmados até o momento.

Um primeiro post com o mesmo formato foi publicado na segunda-feira (27/04).

A propaganda do governo em cima da pandemia gerou críticas nas redes sociais, inclusive citando as palavras do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, na noite desta terça-feira. Ao parar para dar entrevista, na porta do Palácio da Alvorada, Bolsonaro reagiu ao ser questionado sobre o fato de o Brasil ter ultrapassado a China no número de mortos por coronavírus: “E daí?”.

“E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre”, disse o presidente. “Coronavírus, o ministro [da Saúde, Nelson Teich] que fala por essa questão.”

Internautas anda ironizaram o trabalho da Secom:

E se revoltaram com a falta de clareza na divulgação dos dados:

A Secom foi questionada sobre a propaganda do governo, no entanto, ainda não respondeu ao Metrópoles. O espaço continua aberto.

O post Em semana de recorde de mortos, Planalto lança “Placar da Vida” apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorBolsonaro promete divulgar vídeo de última reunião com Moro
Próximo artigoPolícia Civil prende homem que tentou matar quatro pessoas no DF