Equipamentos de UBSs vão para hospital de campanha

0
15





Equipamentos de UBSs vão para hospital de campanha
A secretaria garante que as UBSs não ficarão desabastecidas com a transferência de insumos e equipamentos. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (21/5/2020)

Equipamentos e insumos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba estão sendo levados para o hospital de campanha, localizado na Arena Multiúso, às margens da rodovia Raposo Tavares. Conforme a Secretaria da Saúde (SES), a partir da próxima segunda-feira (25), o hospital destinado aos pacientes de Covid-19 já estará apto a atender essas pessoas.

Em nota divulgada pela pasta, quando questionada sobre a retirada dos equipamentos das UBSs, a SES afirma que a “ação visa salvar as vidas dos acometidos pela Covid-19 e otimizar o uso dos recursos já disponíveis”. A pasta afirmou ainda que o que chama de “compartilhamento de equipamentos”, tem o objetivo de promover economia e realizar assistência de qualidade. “Vale ressaltar que as UBSs não ficarão desabastecidas e continuam prestando assistência à comunidade”, informou a secretaria.

Leia mais  Hospital de campanha começa a ser montado na Arena Sorocaba

 

Nas redes sociais circulam vídeos narrando a retirada de equipamentos da UBS de Brigadeiro Tobias. Segundo a SES, a unidade conta com dois aparelhos de eletrocardiograma e um deles foi levado para o hospital de campanha. “A unidade não ficou sem esse recurso”, defendeu. Um respirador mecânico, conforme a SES, foi retirado da assistência do Pronto-Atendimento (PA) de Brigadeiro Tobias para uso no novo hospital. “Caso seja necessário o uso, o paciente será transferido para a Unidade Pré-Hospitalar Zona Leste.”

Na tarde desta quinta-feira (21), a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) divulgou um vídeo no qual informa que o hospital de campanha já está pronto.

 

Na terça-feira, nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba, Roberto Freitas, integrante do Comitê de Avaliação de Combate ao Coronavírus, falou que o compartilhamento de equipamentos e insumos seria adotado já que o hospital de campanha será gerido pelo próprio município. “As ferramentas hospitalares já estão praticamente se esgotando e por isso o hospital de campanha entrará em ação. Alguns equipamentos estão saindo das UBSs para compartilhar essa estrutura que o hospital de campanha precisa”, justificou.

Leia mais  Hospital de Campanha do Pacaembu tem a primeira morte por coronavírus

 

A SES não divulgou quantos equipamentos foram retirados das unidades de saúde e também não divulgou quais deles estão fazendo esse compartilhamento. Entre os insumos que estão sendo direcionados à Arena Multiúso há Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos, sondas, entre outros. (Larissa Pessoa)






O post Equipamentos de UBSs vão para hospital de campanha apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.