NASA confirma o primeiro voo tripulado da SpaceX para 27 de maio

0
489

A NASA deu sinal verde para o primeiro voo tripulado da SpaceX, cujo lançamento ocorrerá na próxima quarta-feira (27), no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (Estados Unidos). O foguete da empresa de Elon Musk levará dois astronautas à Estação Espacial Internacional.

O voo espacial histórico, que será o primeiro a sair do solo dos EUA desde 2011, terá como tripulantes os astronautas da agência espacial americana Bob Behnken e Doug Hurley. Eles viajarão a bordo da cápsula Crew Dragon, impulsionada pelo foguete Falcon 9, e devem chegar à Estação no dia seguinte.

A liberação para o lançamento da SpaceX se deu após muitas reuniões entre a NASA e a equipe de Musk, nos últimos dias. Durante os encontros, foram discutidas diversas questões técnicas que poderiam resultar em problemas no voo, como os paraquedas da Crew Dragon, motivo de inúmeros testes nos últimos anos, e a explosão da cápsula em um teste, no ano passado.

Os astronautas viajarão na cápsula Crew Dragon.Os astronautas viajarão na cápsula Crew Dragon.Fonte:  Twitter/SpaceX 

Depois de todas as revisões, a agência concluiu que os riscos eram administráveis, dando a liberação para a decolagem ocorrer, mesmo ainda faltando alguns pequenos ajustes para fazer, em um curto espaço de tempo.

Programação

Os últimos preparativos para o lançamento da SpaceX começaram nesta sexta-feira, com os testes dos motores do Falcon 9. No sábado, (23) os astronautas farão o ensaio da decolagem. Eles vestirão os trajes espaciais e vão percorrer todas as etapas antecedentes ao voo.

Na segunda-feira (25), está programada mais uma revisão, realizada por funcionários da NASA e da SpaceX, na qual será verificada a possibilidade de prosseguir com a missão. Nesta etapa, acontece a análise dos dados do último teste de ignição e do ensaio geral.

Já na quarta-feira (27), a contagem regressiva da missão SpaceX Demo-2 da NASA rumo à Estação Espacial Internacional começa às 12h15 (horário local). O lançamento está previsto para as 16h33 (17h33, no horário de Brasília).

Artigo anteriorINSS segue em atendimento remoto até 19 de junho
Próximo artigo7 invenções que foram criadas antes do que você imagina