Ibaneis sobre crítica do IAB em obra das tesourinhas: “Prioridade é a vida”

0
486

A reforma das tesourinhas da Asa Sul causou um mal-estar entre profissionais do Instituto de Arquitetos do Brasil. Em carta aberta endereçada ao Governo do Distrito Federal, os afiliados da entidade manifestaram preocupação com a retirada dos ladrilhos terracota das estruturas que passam por intervenção. No texto, o IAB classifica a obra como “desrespeitosa” com a memória da capital do país.

Ao tomar conhecimento das críticas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) reagiu. Lembrou que o projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ressaltou que seria impossível melhorar os acessos sem retirar os revestimentos.

Além disso, o chefe do Executivo local afirmou que sua prioridade é a integridade dos brasilienses. “Se tiver de escolher entre o viaduto não cair na cabeça das pessoas ou pelos ladrilhos da década de 1960, não hesitarei em optar pela primeira.”

Queda de viaduto

As obras de recuperação dos elevados ganharam urgência após episódios como a queda do viaduto do Eixão Sul, em 2018. A falta de manutenção das estruturas e os riscos à população foram denunciados por diversos órgãos, entre eles, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que elaborou levantamento técnico mostrando as condições de tesourinhas e pontes.

Em relatório feito por empresa contratada pela Novacap, realizado antes do início das intervenções, a situação foi classificada como de “alto risco”. “O dano pode causar comprometimento sensível da vida útil da estrutura, com riscos à saúde e à segurança dos usuários e custos altos de manutenção”, diz o texto.


0

O post Ibaneis sobre crítica do IAB em obra das tesourinhas: “Prioridade é a vida” apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorTrio rouba passageiros de ônibus na Asa Norte, foge e se esconde em matagal
Próximo artigoHoróscopo 2020: confira a previsão de hoje (29/05) para seu signo