Receita e Detran têm serviços on-line

0
304





Receita e Detran têm serviços on-line
O Detran segue fechado mas é possível fazer até licenciamento pela internet. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (29/5/2020)

A Delegacia da Receita Federal em Sorocaba não irá reabrir amanhã. Segundo o delegado da Receita Federal do Brasil em Sorocaba, Ari José Brandão Júnior, não há, ainda, uma data definida para o retorno do atendimento presencial nas unidades.

A Receita afirma que permanecem com funcionamento normal, todos os serviços do órgão federal prestados por meio dos seguintes canais de atendimento ao contribuinte: página da Receita Federal na Internet (http://www.receita.economia.gov.br); Portal e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br); Fale Conosco (http://receita.economia.gov.br/contato/fale-conosco), e Chat RFB (http://receita.economia.gov.br/contato/chat). Já as solicitações relativas ao cadastro de CPF poderão ser atendidas, ainda, pelo e-mail [email protected]. Para outras solicitações, dúvidas ou esclarecimentos, está disponível o e-mail [email protected] e o telefone (15) 4009-4500.

Licenciamento digital

Segundo o governo do Estado de Sãso Paulo, as unidades do Poupatempo e do DetranSP, em Sorocaba, também seguem fechadas e sem previsão de data para reabertura.

No caso do Detran, o site oficial do órgão disponibiliza mais de 40 serviços para os cidadãos, entre eles o licenciamento veicular 100% digital. O documento pode ser obtido on-line pelos sites do DetranSP ou Denatran, e ainda através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”.

A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pela internet atende a Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que estabelece a substituição do CRLV em papel pela via eletrônica, chamada de CRLV-e.

Nas plataformas digitais estão disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020. A impressão do documento do veículo pode ser feita em casa em uma impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única.

Para acesso ao aplicativo CDT, o login é feito com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.

Para o CRLV-e ser emitido, o veículo precisa estar com todos os débitos vinculados quitados, além do pagamento em dia do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT). O site oficial do DetranSP é https://www.detran.sp.gov.br. (Ana Cláudia Martins)






O post Receita e Detran têm serviços on-line apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorA contaminação do ódio
Próximo artigoVocê já tomou seu café da manhã?