Suspensa portaria para compra de munição

0
305





O balanço apontou 30.412 novos casos nas últimas 24h. Crédito da foto: Mauro Pimentel / AFP

A Justiça Federal em São Paulo suspendeu a portaria do governo federal que aumentou o limite de compra de munição para quem tem arma de fogo registrada. O governo federal havia aumentado para 550 unidades o limite de compra de munições por pessoas físicas autorizadas a adquirir ou portar arma de fogo, por meio da Portaria Interministerial n° 1.634/2020, dos ministérios da Defesa e da Justiça e Segurança Pública, publicada em 23 de abril no Diário Oficial da União.

A decisão liminar da 25ª Vara Cível Federal de São Paulo atende a um pedido feito pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL). Em manifestação enviada à Justiça, a Advocacia-Geral da União tinha pedido o indeferimento do pedido. No entanto, o entendimento do Judiciário foi de que a portaria tem vícios que a tornam nula.

Segundo a decisão da Justiça, o órgão técnico de controle e fiscalização de armas e munições do Comando do Exército — a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Comando do Exército — teria que, necessariamente, ser ouvido para subsidiar a edição da norma sobre as munições, no entanto, isso não aconteceu. O que teria ocorrido foi que foi ouvido o ex-chefe daquela organização militar que, na ocasião, já não mais pertencia ao serviço ativo da força. (Agência Brasil)






O post Suspensa portaria para compra de munição apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorQuebrado o sigilo do escritório de Ricardo Salles
Próximo artigoOperação Todos Contra a Covid orienta lojistas e consumidores